? São João sedia fase do JEMG no dia 14 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São João sedia fase do JEMG no dia 14

A partir da próxima segunda-feira, 14, cerca de mil alunos de escolas da região terão uma semana esportiva intensa. Tem início a 5ª Semana da fase Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais- JEMG, além de São João del-Rei, outras oito cidades serão sede desta etapa.

 Desfile de abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais - Foto: Tiago Ciccarini / Facebook JEMG / Divulgação

Desfile de abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Foto: Tiago Ciccarini / Facebook JEMG / Divulgação

Aqui na terra dos sinos, participam 28 escolas entre estaduais, municipais e particulares dos 19 municípios em que a Superintendência Regional de Ensino atua, são eles: Bom Sucesso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago e Tiradentes. Para a analista educacional da SRE e uma das responsáveis pela logística dos jogos na cidade, Leila Maria de Barros, o número de alunos-atletas inscritos dobrou em comparação ao ano passado, “o que se revela em fato altamente positivo para o incentivo à prática de esportes junto à juventude escolar de São João del-Rei e dos municípios vizinhos”, comenta.

Na etapa microrregional os alunos participam apenas de modalidades coletivas, sendo basquete, futsal, handebol, vôlei e o xadrez. Leila, ainda explica que cada modalidade apresenta dois módulos tanto na categoria feminina quanto na masculina. “A faixa etária abrange dos 12 aos 17 anos. A seleção das escolas se deu através da realização de jogos durante a etapa municipal. Agora, os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados no xadrez se classificam para a etapa regional”, a responsável ainda explica que as escolas da Superintendência classificadas irão competir na regional de Além Paraíba, ainda sem data marcada.

Programação
A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira, 14, a partir das 18h no Sport Center Fernando Magno. No entanto, neste mesmo dia e local, às 8h tem início as partidas de futsal feminino e masculino, módulos I e II. O CTan também sedia os jogos de futsal. Nos dois locais, as partidas seguem até às 17h.

Já no Athletic Club, às 8h tem início o jogo de basquete feminino módulo I e às 9h e 10h, basquete masculino, módulos I e II, respectivamente. Já a partir das 13h, acontecem as disputas de vôlei, elas seguem até às 16h.
O segundo dia de competições dará continuidade às partidas de basquete e vôlei no salão do Athletic de 8h às 16h. No Fernando Magno e também no CTan, continuam os jogos de futsal até às 18h.

Na quarta-feira, 16, ocorrem as finais do basquete e do vôlei no mesmo local e horários dos dias anteriores. As disputas de futsal continuam acirradas no Sport Center Fernando Magno e CTan. Aliás no campus, das 12h às 14h, tem início as partidas de handebol masculino e feminino.
No dia 17, às 8h tem início as eliminatórias do futsal feminino e masculino tanto no Fernando Magno quanto no CTan, os jogos acontecem até às 11h. A partir do meio dia, a quadra do CTan recebe os jogos de handebol. Eles acontecem até às 14h.

A 5ª Semana da fase microrregional, encerra na sexta-feira, 18. Onde acontecerá as disputas finais de futsal e handebol no Fernando Magno e também no CTan. Para conferir o chaveamento das escolas participantes acesse: jogosescolares.esprtes.mg.gov.br

Já as partidas de xadrez ocorrerão em um único dia, na terça-feira 15. Elas não possuem o chaveamento pré-definido, a analista educacional, Leila Maria de Barros, explica que somente as escolas é que já estão definidas, a formação dos times acontecerá horas antes do início das disputas.

O JEMG
O Jogos Escolares de Minas Gerais, foi criado com o objetivo de valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas. Ele visa o aumento do vínculo do aluno com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas regiões do estado, o JEMG atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania. Além disso, eles selecionam os representantes de Minas Gerias para as os Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, ambas nas etapas nacionais.