? Cadastramento escolar começa nesta segunda | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Outubro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cadastramento escolar começa nesta segunda

Pais com crianças que completam seis anos até o dia 30 de junho de 2019 ou que estudam no Ensino Fundamental e adultos que pretendem integrar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e querem uma vaga em escola municipal ou estadual próximo a sua residência devem estar atentos. É que o período de cadastramento escolar será aberto na próxima segunda-feira, 11.

 O cadastro irá garantir a vaga do aluno no ensino público - Foto: primeirosaber.com.br / Divulgação

O cadastro irá garantir a vaga do aluno no ensino público – Foto: primeirosaber.com.br / Divulgação

A secretária Municipal de Educação, de São João del-Rei, Cinthia Leite, alerta que a inscrição é apenas via online e que o cadastro não significa que a criança estará matriculada na rede pública. “Esse é apenas uma pré-matrícula. Na rede municipal a nossa matrícula acontecerá de 17 a 21 de dezembro”, explica a secretaria. Cinthia lembra ainda que esse cadastro é apenas para estudantes que ainda não estão na escola municipal ou estadual. “Quem já estuda na rede não precisa fazer o cadastro, pois ele já tem a vaga garantida na escola em que estuda”.

A inscrição do candidato deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 poderão fazer a sua própria inscrição. Já o cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no portal da Secretaria de Estado de Educação com endereço eletrônico www.educacao.mg.gov.br.

A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato. Deverá ser inscrito, o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019; o candidato a uma vaga nos demais anos ou ciclos do Ensino Fundamental nas redes públicas; e o candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de Educação de São João informou ainda que também será disponibilizado um link na página www.saojoaodelrei.mg.gov.br para as pessoas que tiverem dificuldade de acessar o formulário disponibilizado na página da secretaria estadual. “Além disso também estaremos atendendo as pessoas que tiverem dúvida na sede da secretaria que fica no Bairro Matosinhos. A secretaria funciona das 8h às 17h na Rua Salomão Batista de Sousa, nº 10, terceiro andar”, afirma.