? Escola de São João desiste do JEMG | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Outubro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Escola de São João desiste do JEMG

Durante a 5ª semana da fase microrregional de Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que ocorreu com a participação das 28 escolas que pertencem a Superintendência Regional de Ensino, algumas escolas de São João del-Rei foram classificadas para representar a cidade na etapa regional, que acontecerá a partir do dia 25, na cidade de Além Paraíba. No entanto, na última segunda-feira, 4, a Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, que possui a maior quantidade de alunos-atletas classificados, divulgou que não dará continuidade aos jogos.

O futsal feminino é uma das modalidades em que a escola havia se classificado, e não terá representantes - Foto: Tiago Ciccarini / Divulgação

O futsal feminino é uma das modalidades em que a escola havia se classificado, e não terá representantes – Foto: Tiago Ciccarini / Divulgação

A escola iria representar a cidade em cinco modalidades: três equipes de handebol, uma de futsal feminino e um representante no xadrez, somando um total de 55 alunos. De acordo com a vice-diretora, Rosana Andréia Cipriani Giarola, a escola não autorizou a ida destes alunos para a etapa regional, alegando que seja inviável mandar algum representante que fique responsável pelos mesmos. “São 55 alunos na faixa de 11 a 16 anos, quem se dispôs a ir e ficar responsável foi somente um professor, mas ele também trabalha em Barroso. A Secretaria de Educação não liberou e nem se pronunciou em dar condições para o professor acompanhar os meninos. Outra questão é o local, a cidade de Além Paraíba vai dar o alojamento, mas é através de acampamento junto com os demais alunos do Estado inteiro. A nossa responsabilidade é muito grande. Imagina: são cinco dias em uma cidade longe da nossa, com alunos muito novos sob a responsabilidade de uma única pessoa”, explica.

Diante do impasse, o secretário de Esporte e Lazer de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento, questiona a escola por quais motivos se inscreveu para participar dos jogos, uma vez que não tem a pretensão de seguir nas próximas etapas. “É uma irresponsabilidade muito grande, porque muitas escolas poderiam estar no lugar deles. Inclusive eles participaram das etapas municipal, microrregional e ganharam. Os meninos e as meninas custaram a se classificar e agora estão bem chateados”. Nascimento ainda conta que a secretaria dará o transporte para os alunos classificados.

Em resposta a vice-diretora afirmou que em momento algum a organização do evento informou que a responsabilidade dos alunos seria inteiramente das escolas e, por isso, se inscreveu para as etapas anteriores. “Todos os anos a escola participa, nunca é certo se vai passar ou não e se passar, não é informado quem ficará responsável por eles. Agora, se tivermos que assumir o risco e a obrigatoriedade de ter que sair com estes alunos para longe por uma semana, a escola não participa mais. Pois são meninos muito novos, a responsabilidade é muito grande”, frisa.

Demais classificados
Além da Escola Garcia de Lima, A Escola Estadual João dos Santos, o Centro Educacional Frei Seráfico, a Escola Estadual Governador Milton Campos, Escola Municipal Pio XII e o colégio Atus (antigo Revisão), também conseguiram classificar representantes para a etapa regional em Além Paraíba. No entanto, até o fechamento desta edição, elas não haviam confirmado a participação.