? São-joanense participa de exposição em SP | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Outubro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São-joanense participa de exposição em SP

Faltando apenas cinco dias para o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo; as pessoas já começam a entrar no clima: o verde e amarelo saem dos guarda-roupas e por um mês serão também as cores de ruas, praças e até mesmo as grandes avenidas. É com esse intuito, que no próximo dia 14 será inaugurado em São Paulo a exposição Football Parade, com obras de artistas do país inteiro e, entre as selecionadas, estará a da artista plástica são-joanense Zélia Mendonça.

A obra de Zélia representa as expectativas das pessoas em relação ao hexa - Foto: Fernanda C. Alves - Football Parade / Divulgação

A obra de Zélia representa as expectativas das pessoas em relação ao hexa – Foto: Fernanda C. Alves – Football Parade / Divulgação

O “Football Parade” é uma intervenção artística, que estará nas ruas e nos principais pontos da capital paulista durante os dias da Copa, foram confeccionadas 70 bolas de acrílico para que os artistas criassem suas próprias obras de arte. Zélia explica que participou do edital de seleção através de um convite da própria organização e que sua bola já está pronta para ir às ruas. “Eles dividiram os 70 selecionados em grupos para realizar a confecção da obra em shoppings da cidade. O meu grupo foi o primeiro a fazer e, até o dia 14, todas as bolas estarão sendo expostas”.

O tema definido para os trabalhos foi a Copa do Mundo, dessa forma cada artista pode se expressar da melhor forma que convém e abusar da criatividade. A são-joanense Zélia Mendonça criou em sua bola a obra “EXPECTAHEXA”, que representa os espectadores assistindo ao jogo do Brasil e também as expectativas para o tão sonhado hexa. “A ideia é colorir a bola com imagens alegres desenhadas à tinta e caneta. Tudo bem colorido de forma a trazer a lucidez, a ingenuidade e a paixão pelo futebol”, explica.

A exposição permanece até o dia 15 de julho, depois, as bolas serão leiloadas e o dinheiro arrecadado será investido em aulas de futebol em instituições carentes. “A ideia desta exposição se torna mais importante ainda, porque tem o lado filantrópico”, finaliza Zélia Mendonça.

Próximas exposições
Além da exposição em São Paulo, Zélia Mendonça está com uma agenda cheia de atividades ao longo do ano. Ela adianta que, seus trabalhos foram selecionados para duas exposições que acontecem na Europa. A primeira inaugurou na última quinta-feira (7) em Paris, onde ela expõe a obra “O Abraço”. Já a segunda exposição será em Portugal no mês de agosto, onde ela levará um dirigível confeccionado com materiais recicláveis, pinturas e tecidos coloridos em combinação com crochê, fuxico e flores.