? Acontece 1037 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 18 de Julho de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1037

Festa no Carmo
Entre as festas mais grandiosas do calendário litúrgico de São João del-Rei, destaca-se a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo. Desde o último sábado, 7, quando teve início a novena, é enorme a movimentação em torno da igreja. As missas começam cedo, às 6 da manhã, às 15h com Oração da Novena e às 18h30, precedida pela recitação do terço. As barraquinhas, no Largo do Carmo, tradição das mais simpáticas é pura confraternização e garante parte do custeio da festa. Uma grande equipe se dedica para a realização da grande festa, a começar pela elaboração do programa, cada ano melhor, pela decoração, que impressiona pela beleza e riqueza de detalhes, tanto nos andores, quanto nos altares e capela mor.

Nova imagem
A celebração deste ano apresenta um fato novo, a entronização e benção da imagem da freira carmelita, Santa Maria Madalena de Pazzi, hoje durante a missa das 19h. A cerimônia será abrilhantada pelo grupo musical Celebrari. O jovem escultor, Fernando Pedersini assina a obra de arte esculpida à mão, em cedro, com 1,67m de altura. A imagem de roca, que ficou pronta no primeiro semestre deste ano, passa a integrar o acervo de imaginária da Igreja do Carmo, onde já se encontram outras obras de Fernando como São Simão, que sai na procissão acompanhando Nossa Senhora do Carmo na próxima segunda-feira, 16. Na galeria também se encontram Santa Terezinha, São João da Cruz no Altar do Calvário, a imagem de Santa Maria Madalena, o Cristo da Cana Verde, que tem o seu Altar próprio dentro da igreja, além do Senhor do Triunfo.

O escultor Fernando Perdersini: retoques finais na belíssima imagem de Santa Maria Madalena de Pazzi que será entronizada hoje, na Igreja do Carmo. - Foto: João Paulo Luiz / Divulgação

O escultor Fernando Perdersini: retoques finais na belíssima imagem de Santa Maria Madalena de Pazzi que será entronizada hoje, na Igreja do Carmo. – Foto: João Paulo Luiz / Divulgação

Sobre o escultor
Nascido em São João del-Rei, graduado em artes pela UFSJ e pós-graduado em iconografia religiosa, Fernando especializou-se na Espanha, onde morou em 2007Além do Carmo, o acervo do escultor se destaca nas demais igrejas da cidade. Entre tantas obras que encantam pela beleza e realismo, a imagem de Frei Galvão em tamanho natural, recentemente entronizada na Igreja de São Francisco. Fernando explica que Santa Maria Madalena foi uma freira italiana da ordem das Carmelitas. Nascida em Florença no século 16, dedicou-se à fé e à devoção, protetora dos doentes e patrona da integridade e decência.

André Gouvêa no Athletic
O aniversário do Athletic não costuma passar em branco, ao contrário é motivo de encontro e celebração. Este ano, quando o clube completou 109 anos e Cláudio Gonçalves se despede da presidência, após dois mandatos de dedicação incondicional, o aniversário foi ainda melhor. Além da tradicional missa em ação de graças, um grande baile com André Gouvêa e Banda, músico que marcou época no clube, no início dos anos 2000, marcou o aniversário.

André Gouvêa ao lado de Lucila Hallak, Rossana Botelho, Alessandra Carvalho e Adriana Maciel na noite que reuniu público vip no Athletic - Foto: Demerval Filho / Divulgação

André Gouvêa ao lado de Lucila Hallak, Rossana Botelho, Alessandra Carvalho e Adriana Maciel na noite que reuniu público vip no Athletic – Foto: Demerval Filho / Divulgação

Ação de graças
Como de costume, a missa campal foi na Praça Esportiva do Segredo, conduzida por Padre Ilton. Entre os presentes, associados, funcionários, diretoria, vizinhos e amigos do centenário alvi-negro. Ex-presidentes estavam lá, como Tidinho, Marco Antônio Rangel, Luiz Antônio Neves, Ivan Assunção, Renato Luiz Baccarini e Leandro Bini. Tidinho falou bonito sobre o Athletic, clube do coração, presidido também por seu pai, Dr. Garcia, e o papel fundamental na vida esportiva e social da cidade. Ao lado da esposa Cristina Menezes, presença e apoio em todos os momentos, o presidente Cláudio Gonçalves falou de desafios e alegrias ao longo dos últimos seis anos e de como o clube é pulsante e vital para SJDR, funcionando 15 horas por dia e empregando mais de 50 funcionários. Sua emoção foi reflexo da paixão e envolvimento com o clube em todos os cargos que ocupou. A confraternização que se seguiu foi em torno de delicioso café da manhã.

 Cláudio Gonçalves (ao centro), com Pe. Ilton (2º à esquerda), diretores e ex-presidentes do Athletic na Praça de Esportes, após a missa pelos 109 anos do clube - Foto: Demerval Filho / Divulgação

Cláudio Gonçalves (ao centro), com Pe. Ilton (2º à esquerda), diretores e ex-presidentes do Athletic na Praça de Esportes, após a missa pelos 109 anos do clube – Foto: Demerval Filho / Divulgação

Baile
Público bonito e vibrante marcou presença no baile de aniversário e encontrou o músico André Gouvêa em grande forma, lapidado pelos anos de carreira, renovado pela infra-estrutura de palco, e com o mesmo carisma que conquistou os são-joanenses em memoráveis noites de Réveillon, inaugurações e festas na cidade. “Parabéns ao clube pelo maravilhoso evento!!!!Equipe 1000!” disse a ex-primeira dama do Athletic, Érika Neto Armando. “Baile ótimo, há muito não me divertia tanto”, elogiou a psicanalista Regina Beatriz. “Maravilhoso quem não foi perdeu, amamos tudo, dancei até o fim” comentou Fátima Gaio Lima, com entusiasmo. Artista multifacetado na guitarra ou acordeon, passeou por todos os ritmos e interagiu com o público na pista, como é de seu feitio, nos momentos mais vibrantes da noite. O sucesso pede bis e com o apoio dos presentes e da esposa Regina, o vice-presidente financeiro do clube, Alceu Correa, já planeja uma nova vinda de André Gouvêa ao Athletic.

Café Empresarial
O Dia do Empresário do Comércio é comemorado em todo o Brasil na próxima segunda -feira, 16 de julho. Na ACI Del-Rei, os comerciantes associados serão homenageados com café da manhã festivo, de 8h às 10h, na sede da instituição. Oportunamente, serão homenageados pela Associação Comercial e industrial de SJDR empresas consolidadas na cidade como A Colegial, Agência de Publicações, Casa Chic, Casa do Viajante, Farmácia Santa Terezinha e o Mundo dos Retalhos. Na ocasião, o empresário Ivan Lombardi (Expresso Vera Cruz) receberá o título de Sócio Benemérito da ACI pelos notórios serviços prestados à entidade.

Gazeta 20 Anos
Quanta notícia cabe em 20 anos….? De 1998 a 2018 esta Gazeta vem, semanalmente, trazendo a melhor informação para São João del-Rei e região. São portanto, 1037 edições, com o mesmo apuro e empenho, razão de sua credibilidade junto aos leitores. Há duas décadas, venho contando histórias de amor e celebração, de méritos diversos, pessoais e institucionais, de conquistas da cidade e região, enaltecendo sempre a cultura e as artes, ações em prol da memória, do meio ambiente, do humano, enfim. Há duas décadas, tenho o olhar atento, no empenho de valorizar e destacar gestos e atitudes, saberes e memórias. Há 20 anos, venho tentando entender o universo jornalístico, seus desdobramentos e possibilidades infinitas, em especial, esta coluna, que resiste ao tempo, e o fascínio que exerce sobre os leitores, tornando-os protagonistas de grandes histórias. O que faz funcionar esta engrenagem tão complexa, vibrante e delicada? Paixão! Paixão por São João. Parabéns Gazeta! Aos anunciantes e aos leitores, razão de tudo isso, nosso abraço de MUITO OBRIGADO!

LUXO & LIXO

Luxo é o Inverno Cultural da UFSJ, que começa no próximo sábado, 21. Em sua 30ª edição, o evento traz 41 oficinas (inscrições abertas até esta segunda-feira, 16) em 9 dias de evento. Com atrações para todas as idades, afinal, “o que a arte representa para você” é o que o grande público vai responder.

Lixo é ignorar o inverno e o grande número de pessoas necessitadas, deixando no armário roupas de frio que não são usadas.