? Estudantes participam de concurso ambiental | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Estudantes participam de concurso ambiental

Alunos do Ensino Médio e Fundamental receberam, na quinta-feira, 2, premiação de 1°, 2° e 3° lugar no concurso sobre meio ambiente que foi promovido, durante o mês de julho, pelo grupo AMG, produtor de concentrado de tântalo, ligas de alumínio e concentrado de lítio. A ação envolveu escolas e estudantes do ensino fundamental e médio além de seus familiares e profissionais dos grupos.

AMG premia alunos engajados em concurso ambiental - Foto: AMG / Divulgação

AMG premia alunos engajados em concurso ambiental – Foto: AMG / Divulgação

Alunos de São João del-Rei, Nazareno, São Tiago. Também participaram alunos dos distritos Cajengá, Germinal e Mercês de Água Limpa. Os estudantes foram desafiados a responder à questão “Qual a sua contribuição para o meio ambiente?” com ajuda dos familiares, mais de mil adolescentes foram mobilizados para a ação.

“A inciativa faz parte da política de desenvolvimento sustentável que o Grupo AMG promove nas comunidades onde as unidades da empresa estão inseridas. Esse tipo de ação reforça o nosso compromisso em manter um diálogo transparente com as localidades onde atuamos, bem como os nossos esforços para cooperar diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes quanto ao seu papel na sociedade” Explicou Fabiano Costa, presidente do Grupo no Brasil.

Premiação
O concurso, que também se estendeu aos profissionais da AMG na região, realizou um evento de premiação na última quinta-feira, 2, e os autores das frases mais criativas de cada cidade participante receberam bicicletas (primeiro lugar) e carregadores solares para smartphones (segundo e terceiro lugar).

Evento
A agenda de premiação aconteceu na praça Ministro Gabriel Passos, em São Tiago, entre 8h e 16h.
A iniciativa foi uma parceria entre o grupo AMG, a prefeitura do município, Polícia militar ambiental e o instituto Estadual de Florestas (IEF) e o evento contou com uma série de atividade educativas e voltadas à educação ambiental, das quais a população pôde desfrutar e participar. A programação contou com palestras, atividades recreativas e peça teatral.

São João
Os alunos de São João del-Rei que participaram do concurso são da Escola Municipal Parada do Giarola, e quatro frases foram premiadas. Em 1º lugar ficou a frase “Não jogando lixo nas ruas, evitando as queimadas e não poluindo os rios, estaremos protegendo o nosso planeta e deixando contente o Meio Ambiente” da Aluna Sarah do 3º e 4º ano. O segundo colocado foi Wagner do mesmo período escolar, com a citação “Não poluir os rios, preservar as árvores e os animais, não fazer queimadas, não matar os animais e não destruir a natureza”. Em terceiro e quarto lugar ficaram os alunos Maria Luísa e Samuel Paulo, do infantil I e II e 1° e 2° ano, respectivamente. As frases foram “Eu reciclo o lixo para com o meio ambiente colaborar. Não jogo lixo no meio ambiente para a fauna e flora preservar. Com o meio ambiente limpo, o meu planeta irei salvar” e “Para um mundo melhor faça como a gente: Plante árvores, recicle, respeite a natureza!”.

Os alunos se mostraram muito felizes e entusiasmados com a premiação e demonstraram, desde já, um engajamento muito grande em proteger e preservar o meio ambiente. A ludicidade com que falam do assunto é contagiante, perguntado sobre o que tem feito para ajudar o meio ambiente, Samuel disse “Não corto árvores e não jogo lixo no chão nem poluo os rios” com a inocência e responsabilidade que acredita-se ser o necessário para um mundo melhor.

A coordenadora da escola, Claudionora da Silva, se sente muito orgulhosa de seus alunos e acha iniciativas como essa muito importantes para a construção de um mundo mais limpo, justo e sustentável “A nossa escola tem uma parceria bacana com a AMG, que tentam, junto a nós, acrescentar conhecimento sobre essas questões de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade através de uma didática muito bacana. Em relação ao concurso foi de grande valia para nós e as crianças ficaram muito felizes de participar. Tenho 25 anos de magistério e estou encantada com senso de responsabilidade e preocupação com o futuro demonstrado pelas crianças. Isso me deixa muito orgulhosa dos nossos alunos que, desde cedo, já tem a clareza da importância de cuidar do meio ambiente. A união da educação escolar com a educação familiar é a semente para um mundo melhor” relatou.

Ação
Perguntado sobre a importância de ações como essa Costa exaltou que os jovens de hoje serão os profissionais, empreendedores, gestores públicos e outros perfis de tomadores de decisão do futuro, e por isso ações que conscientizem sobre educação ambiental são importantes para o futuro do país e do mundo.

Além disso, ressaltando a preocupação do grupo AMG com o meio ambiente e com questões sustentáveis, o presidente ainda relatou outras iniciativas da empresa que enveredam por esse caminho “O Grupo AMG realiza projetos voltados para a educação ambiental nas escolas vizinhas das suas operações, bem como estabelece parcerias com instituições e associações promotoras de eventos, especializadas no impulsionamento e desenvolvimento socioeconômico destas localidades” concluiu.