? Editorial: Preservação | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Preservação

Duzentos anos de história e 20 milhões de acervos existentes, somente em um único lugar, viraram pó em apenas uma noite. É com essa triste notícia e com chocantes imagens que o mundo todo inicia o mês de setembro se perguntando até que ponto os descasos com os patrimônios históricos podem chegar. O Museu Nacional do Rio de Janeiro, que já foi a residência oficial da família real e hoje é a referência mundial de trabalhos científicos e paleontólogos, gritava por socorro há anos e não era ouvido. Alertas e previsões sobre o que poderia acontecer não faltaram.

O lamentável ocorrido traz à tona a ineficiência das políticas públicas e órgãos competentes para a valorização e manutenção dos museus de todo o país. O ocorrido traz também, para toda sociedade, uma séria discussão de que é preciso fazer mais para a proteção de nossa maior riqueza: a história!

Não é só o Museu Nacional que teve sua tragédia anunciada. Em dez anos, mais sete prédios públicos, de um acervo inestimável, foram tomados pelo fogo no Brasil. E se nada for feito, mais e mais serão destruídos por completo. Até quando mais “Luzias” e múmias serão destruídas, dinossauros virarão pó, animais se extinguirão de vez dos nossos conhecimentos e documentos importantes não passarão de meras cinzas espalhadas pela cidade?