? Assovio realiza Circuito de Violão das Vertentes | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Outubro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Assovio realiza Circuito de Violão das Vertentes

A partir de hoje, 5, até o mês de novembro, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Prados, Coronel Xavier Chaves e Resende Costa serão sedes do 2º Circuito de Violão das Vertentes. Organizado pela AssoVio, o evento tem como objetivo estimular a cultura musical através do violão.

Conservatório é um dos locais que recebe apresentações do circuito em São João del- Rei - Foto: Roberto Franco / Divulgação

Conservatório é um dos locais que recebe apresentações do circuito em São João del- Rei – Foto: Roberto Franco / Divulgação

Octávio Deluchi, um dos organizadores do Circuito e fundador da AssoVio, explica que o destaque desta edição é para os artistas locais que, intercalando com músicos renomados da área, irão fazer apresentações pela região. “Assim como a primeira edição, mantivemos a ideia de valorizar o artista local, tanto que a maioria das apresentações agendadas são de pratas da casa. Ao mesmo tempo estamos tentando colocar o Circuito no calendário nacional de eventos, para isso convidamos oito artistas de várias localidades do país. Além disso, o grande destaque deste ano é o primeiro Concurso Nacional de Violão, que acontece em São João del-Rei, e também a 2ª Mostra de Violão da Lira Ceciliana, que acontece em Prados”, destaca.

Programação
Com uma programação extensa para as próximas semanas, Deluchi explica que ao todo serão 32 atividades, a grande maioria gratuita. “Serão 20 recitais, três eventos ligados ao concurso, duas palestras, duas oficinas e cinco masterclasses, oficinas lecionadas pelo próprio artista convidado. Essa última atividade é a única paga para quem quiser participar, já para quem for apenas como ouvinte a entrada é gratuita, assim como todo o restante da programação”.

Dessa forma hoje, 5, abrindo oficialmente o 2º Circuito de Violão das Vertentes acontece a partir das 20h no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei, o recital do duo Siqueira Lima. Já amanhã, 6, a dupla ministra uma oficina masterclass a partir das 9h no Centro Cultural da UFSJ.

A programação continua ao longo da semana, onde no dia 10, às 20h, se apresentam no Conservatório Jéfrey Andrade e os Quartetos de Violão do CEM e das Vertentes; no dia 13, a Capela da Santa Casa recebe, às 20h, o grupo Camerata Madeiras Dedilhadas. Já entre os dias 11 e 14, acontece em Prados a 2ª Mostra de Violão na sede da Lira Ceciliana. As cidades de Santa Cruz de Minas, Resende Costa, Tiradentes e Coronel Xavier Chaves recebem concertos nos dias 23, 25, 26 e 27, respectivamente. Para conferir a programação completa assim como a agenda de palestras e oficinas, acesse a página da AssoVio Vertentes no Facebook. O Circuito de Violão acontece até o dia 3 de novembro.

Concurso de violão
Como destaque para este ano, o 1º Concurso de Violão encerrou suas inscrições no último dia 1º e recebe participantes não só da região, mas de diversos estados do país. Ele começa no dia 2 de novembro, com apresentações a partir das 9h no Conservatório em São João del-Rei. A final está marcada para o dia 3 de novembro no mesmo horário e local. “A premiação será em cerca de R$10 mil em prêmios, entre eles, iremos entregar aos vencedores dois violões”, finaliza o organizador Octávio Deluchi.