? Cartório está com tudo pronto para as eleições | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cartório está com tudo pronto para as eleições

O dia da eleição se aproxima e os preparativos para o próximo domingo, 7 de outubro, já começaram. Neste ano, estão em concorrência os cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador (duas vagas), Governador e Presidente. Já foram divulgadas também algumas normas e orientações ao eleitor.

v São João del-Rei já utiliza o sistema de biometria para a votação - Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / Divulgação

São João del-Rei já utiliza o sistema de biometria para a votação – Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / Divulgação

O chefe de cartório da 328ª Zona Eleitoral, Alexandre Magno Leite, explica como foi definida a organização para eleição. Segundo ele, a 328ª zona eleitoral abrange os municípios de São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Conceição da Barra de Minas e Nazareno. Só em São João, por exemplo, haverá 869 mesários e 215 seções, com duas mesas receptoras de justificativas. Ele ainda indica a quantidade para as outras cidades: Tiradentes irão trabalhar 95 mesários e 23 seções; Santa Cruz são 72 mesários e 18 seções; Conceição da Barra de Minas terá 52 mesários e 13 seções; e Nazareno contará com 84 mesários e 21 seções.

Quanto à fiscalização, o chefe de cartório menciona que ainda não há informações precisas, uma vez que a escolha dos fiscais é feita por partidos ou coligações políticas, podendo cada um deles nomear dois delegados para cada município e dois fiscais para cada mesa receptora.

Regras
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE), “é proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa ou em local de escolha do eleitor enquanto ele estiver votando”.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vedou, no dia da eleição, até o término do horário de votação, aglomerações de pessoas utilizando vestimenta padronizada, de modo que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de carros, como indica a (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, § 1º).

A respeito das permissões, é autorizada a manifestação individual e silenciosa do eleitor quanto à sua escolha de partido político, “revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos”, conforme (Lei nº 9.504/1997, art. 39- A, caput). A colinha para auxiliar o votante também será liberada, porém, em formato PDF.

Orientações
Os horários de funcionamento do primeiro turno são das 8 às 17h, no próximo dia 7. Para votar, é necessário apresentar no dia da eleição um documento oficial de identificação com foto. Serão aceitos: e-Título (via digital do título de eleitor); carteira de identidade; passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Não serão aceitas certidões de casamento ou de nascimento, de acordo com o TRE.

Aqueles que estiverem fora de sua cidade podem justificar a sua ausência em qualquer local de votação, das 8 às 17h, no dia 7 de outubro. Caso o eleitor não consiga justificar na data, ele tem até 60 dias para comparecer em qualquer cartório eleitoral, apresentando documento que comprove o motivo de sua ausência e o formulário exigido pela zona eleitoral.

Para informações sobre local de votação ou esclarecimento de outras dúvidas basta entrar em contato com o Disque-Eleitor (148).