? Editorial: Momento de decisão | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Outubro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Momento de decisão

Estamos às vésperas de um dos momentos mais importantes da história do país. No próximo domingo, 7 de outubro, 147.302.357 brasileiros irão às urnas escolherem democraticamente um novo Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual. Mas muito mais que uma escolha, são os próximos quatro anos que estão em jogo, por isso a importância de que o voto seja feito de forma consciente.

É muito grande a responsabilidade do voto em eleições livres e amplas como a brasileira. E ainda está em tempo de conhecer a fundo as propostas e os planos feitos por cada candidato. É necessário e vale a pena todo o esforço do eleitor em conhecer esses compromissos para que mais tarde, dentro do direito e razão, as promessas de campanha possam ser cobradas. É preciso entender também que a troca/venda de votos por qualquer motivo é proibida e faz com que o cidadão deixe de exercer seu maior direito, a cidadania.

Independentemente de suas peculiaridades, o voto consciente é sim um ato de exercício democrático. E apesar de muitos pensarem que esta é uma tarefa complicada, não se pode deixar de cumprir este direito. Já aos futuros governantes, passada as eleições, jamais se esqueçam que cada voto recebido é a confiança depositada pelo brasileiro para o futuro do país. O momento chegou, e a mudança virá pela importância e consciência de cada um dos brasileiros.