? Editorial: Prevenir é o melhor remédio | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Prevenir é o melhor remédio

Quase 60 mil mulheres em todo o país devem ser diagnosticadas com câncer de mama somente no ano de 2018, a estimativa alarmante é do INCA e vem ao conhecimento público neste mês por um motivo nobre. Desde o dia 1º até o dia 31, órgãos de saúde, empresas e entidades se vestem de rosa e estão voltados para os cuidados com a saúde feminina.

O Outubro Rosa, como é popularmente conhecido, tem o intuito de chamar atenção das mulheres para a prevenção contra o câncer de mama, um dos tipos da doença que causa mais óbitos em todo o mundo. A campanha, que surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, logo se espalhou por diversos países, inclusive no Brasil. E hoje, apesar de ser feita somente no mês de outubro, seu objetivo maior é mostrar para as mulheres a importância de manter os exames em dia e sempre estar fazendo o acompanhamento médico durante o ano todo.

Embora possa ser um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar a chance de enfrentamento da doença. Já é cientificamente comprovado que as chances de cura se tornam muito maiores, caso o diagnóstico e o tratamento correto sejam feitos logo no início da doença. Mas muitas pessoas, por medo ou desconhecimento ou pela falta de liberdade, ainda preferem não falar no assunto, o que pode se tornar um problema grave com o passar dos dias.

A informação pode salvar vidas. E somente o diálogo é a melhor forma de prevenção. Informe-se, tire suas dúvidas, faça o exame do toque e, no menor sinal de alerta, procure rapidamente um profissional de saúde.