? Expedientes públicos são modificados no feriado | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Expedientes públicos são modificados no feriado

Na próxima sexta-feira, 12, é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e municipal de Nossa Senhora do Pilar. Dessa forma, os serviços públicos em São João del-Rei serão modificados. Confira:

Serviços públicos retornam em horário normal na segunda, 15 - Foto: Arquivo Gazeta

Serviços públicos retornam em horário normal na segunda, 15 – Foto: Arquivo Gazeta

Prefeitura
A Prefeitura decretou ponto facultativo para a sexta-feira, 12. Os serviços relacionados ao executivo, portanto, funcionam somente até quinta-feira, 11, e retornam normalmente na segunda-feira, 15. Até o fechamento desta edição não foi informado os horários relacionados à coleta de lixo.

Bancos
De acordo com o artigo 5º da Resolução 2.932, do Conselho Monetário Nacional, os feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias. Dessa forma, os bancos estarão fechados na sexta retornando as atividades normalmente na segunda-feira, 15. Contas com vencimentos para a data poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.

Comércio
No dia do feriado os comércios estarão fechados, o diretor jurídico do SindComércio de São João, Emanuel Vitoreli, explica que a exceção será para os supermercados. “Tendo em vista o acordo firmado, os supermercados estão autorizados a funcionar durante o feriado. Entretanto os horários de funcionamento variam de acordo com cada empresa”, frisa.

DAMAE
O Departamento Municipal de Água e Esgoto- Damae- informa que durante o feriado de 12 de outubro, vai funcionar em regime de plantão pelo telefone (**32) 3371-8080. Uma equipe também fica disponível para atendimentos de emergência.

Escolas
Devido às greves e paralisações ocorridas durante o primeiro semestre do ano letivo, cada escola da rede estadual de ensino pode optar por suspender ou não as atividades durante o feriado do dia 12, Glaucimara Aparecida Dias Morais, inspetora da Superintendência Regional de Ensino, ainda informa que o mesmo se aplica para a semana do estudante que vai dos dias 15 a 19. “Se fosse em um período normal sem greves, as escolas parariam dia 12 e retornariam as atividades somente dia 22. Mas como esse ano tivemos muitos dias de paralisações, algumas escolas optaram por não repor o calendário aos sábados e trabalhar em alguns dias dentro dessa semana do estudante. Vai depender muito de cada escola, é preciso que o responsável pelo aluno entre em contato pessoalmente com a instituição para saber seu funcionamento”, afirma.

As aulas da rede municipal estarão paralisadas durante a sexta-feira. Entretanto, alegando também o pagamento de greves e paralisações, cada escola municipal poderá optar por fazer ou não o recesso da semana do estudante.

UFSJ
De acordo com o calendário divulgado pela Universidade Federal de São João del-Rei, as aulas estarão paralisadas durante o feriado. O calendário ainda estipula recesso administrativo para os demais serviços prestados pela instituição na sexta-feira e no sábado, 13.

Hemominas
O Hemonúcleo de São João del-Rei informa que a princípio não ocorre atendimentos durante a sexta-feira, 12. Entretanto, Tânia Mara da Silveira Santos, do setor administrativo do banco de sangue, explica que caso haja a necessidade de repor o estoque, haverá atendimentos. “Será mantido o plantão de 24h para atendimento aos hospitais”.