? Atletas de São João integram delegação brasileira em mundial | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Atletas de São João integram delegação brasileira em mundial

Dois atletas são-joanenses de Taekwondo participaram no último fim de semana do XI Campeonato Mundial de Poomsae 2018 realizado em Taipei, China. Cleiton e Lucas Oliveira, mesmo não tendo conseguido as primeiras colocações, os atletas destacam a importância de se participar de uma competição internacional.

Pai e filho realizaram campanhas de arrecadação de recursos para os dois podessem competir juntos na China - Foto Acervo Pessoal Cleiton Oliviera - Divulgação

Pai e filho realizaram campanhas de arrecadação de recursos para os dois podessem competir juntos na China – Foto Acervo Pessoal Cleiton Oliviera – Divulgação

“Representamos o nosso país e isso é uma grande honra. O nível dos atletas participantes foi muito elevado e nas eliminatórias tanto eu como meu filho pegamos fortes competidores. Não é justificativa, eu sei, mas não vencemos por milésimos. Isso mostra como a técnica da equipe brasileira está elevada”, afirma Cleiton.

O coordenador de Poomsae e técnico da Seleção Brasileira, Evandro César, destaca a participação do país na competição. “A Seleção Brasileira de Poomsae também fez história, levando a sua maior delegação de todos os tempos, 24 atletas e 3 técnicos. Eles conquistaram várias medalhas. Esses resultados levaram o Brasil a ascender 8 posições no ranking mundial, logrando agora a 12ª colocação entre as melhores equipes do mundo”.
A competição aconteceu entre os dias 15 e 18 de novembro e o retorno dos atletas para o Brasil estava previsto para ontem.

Superação
Cleiton destaca ainda de toda a dificuldade que ele e Luciano passaram para conseguir participar do campeonato. “Tivemos que fazer uma campanha para conseguir o dinheiro para poder viajar. Até próxima a data da competição não sabíamos se teria como ir nós dois. Estar presente nesse campeonato foi uma superação em todos os sentidos e só temos a agradecer a todos que acreditaram no nosso trabalho”, afirma o atleta.