? Cidades mineiras servem de inspiração para nova exposição na DM Galeria | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cidades mineiras servem de inspiração para nova exposição na DM Galeria

As belas paisagens de Minas Gerais, com suas montanhas e monumentos históricos, servem de inspiração para diversos trabalhos artísticos. E foi com este cenário que o artista paulista, Márcio Schiaz, uniu suas técnicas de pintura impressionistas e composições com natureza morta e objetos. O resultado, pode ser conferido em uma exposição que chegou à São João del-Rei no último dia 21 e segue em cartaz na DM Galeria até o próximo sábado, 1º de dezembro.

Márcio Schiaz realizou antes da estreia da exposição uma pintura ao vivo da Igreja de São Francisco - Foto Diego Mendonça / Divulgação

Márcio Schiaz realizou antes da estreia da exposição uma pintura ao vivo da Igreja de São Francisco – Foto Diego Mendonça / Divulgação

Ao todo, a exposição conta com um acervo de 42 quadros que, além da Terra dos Sinos, há representações das cidades de Tiradentes, Mariana, Sabará e Ouro Preto. “Nesses meus 30 anos de carreira, teve um período em que uma vez por ano, saía em viagem de São Paulo, fazendo um roteiro por estas cidades. Acredito que elas apresentam uma riqueza incontestável para a exploração artística, que merecem ser evidenciadas”, conta Márcio Schiaz, sobre suas inspirações para realizar a mostra.

A exposição também reúne as outras técnicas, geralmente utilizadas pelo artista em suas obras. Além da pintura, estarão presentes quadros compostos por natureza morta e uma mistura de diversos objetos. “O curador, Diego Mendonça, batizou a exposição como ‘Três faces do artista’. O nome surgiu em virtude de se tratar de pinturas das cenas urbanas destas cidades, onde há nas telas a contribuição de elementos de composição e da natureza morta”, explica Schiaz.

A exposição está na DM Galeria, localizada na Rua Gustavo Alves Braga, 315 B, Guarda-Mor. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça à sábado das 14h às 18h. As visitações acontecem até 1º de dezembro.

Sobre o autor
Márcio Schiaz, dedica-se à pintura desde seus 20 anos. Iniciou seus estudos de desenho e pintura na Associação Paulista de Belas Artes, ao todo já realizou mais de 50 exposições nacionais e também internacionais.

As obras apresentadas nesta exposição, estarão a venda como parte do plano do artista de tornar a arte acessível para todos. Márcio também durante a abertura, no dia 21, distribuiu para as crianças desenhos de sua própria autoria. Além disso, realizou pinturas ao vivo; entre elas, a representação da Igreja de São Francisco de Assis, vista pelo bairro Guarda-Mor.