? São João sedia congresso de Medicina Antroposófica | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São João sedia congresso de Medicina Antroposófica

A medicina antroposófica, criada em 1920, por Rudolf Steiner e Ita Wegman, é um tipo de assistência médica alternativa que tem crescido no Brasil, sendo praticada também em São João del-Rei. Devido ao seu grande alcance, será realizado, no campus Dom Bosco da UFSJ, o 1º Congresso Mineiro de Medicina Antroposófica, no qual estarão presentes o 1º Encontro Nacional de Cantoterapia e o 1º Encontro das PICs (Práticas Integrativas e Complementares) do Campo das Vertentes. O evento, que ocorrerá entre os dias 22 a 24 deste mês, contará com oficinas, palestras, cursos, conferências, entre outras atividades.

As primeiras edições do Congresso Mineiro de Medicina Antroposófica, Encontro Nacional de Cantoterapia e Primeiro encontro das PICs acontecem no campus Dom Bosco - Foto: UFSJ / Divulgação

As primeiras edições do Congresso Mineiro de Medicina Antroposófica, Encontro Nacional de Cantoterapia e Primeiro encontro das PICs acontecem no campus Dom Bosco – Foto: UFSJ / Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta primeira edição traz o tema “Crianças e Adolescentes do Século XXI: Contribuições de um Paradigma Integrativo”. De acordo com o médico antroposófico e organizador do Congresso, Dr. Paulo Maurício de Oliveira, tal escolha foi feita porque “nós gostaríamos de observar todo o processo do desenvolvimento humano, desde a infância até a adolescência, abrangendo também questões como hiperatividade, TDAH e situações familiares em que as crianças são inseridas”. Além disso, serão abordadas práticas integrativas para doenças, como é o caso da utilização da cantoterapia como forma de tratamento da ansiedade, por exemplo.

O que é medicina antroposófica?
Por não ser um termo conhecido, o médico antroposófico explica que esse tipo de medicina analisa, além do corpo físico, aspectos espirituais e emocionais. Ou seja, “avalia todo o contexto de vida que a pessoa está passando, as suas dificuldades, a forma de encarar o mundo”, afirma. O tratamento é feito por meio de medicamentos naturais, vindos do reino mineral, vegetal e animal ou, então, serão recomendadas terapias, como massagem rítmica, musicoterapia e cantoterapia.

Outras informações
Para participar do evento, é necessário se inscrever através do link https://congressomineiroma.jimdofree.com/inscrições/ e efetuar o pagamento de acordo com a categoria que o interessado se adequar, podendo variar entre R$15 a R$70. Outras informações podem ser obtidas no próprio site ou também pelo e-mail congressomineiroma@gmail.com.