? Semana pretende conscientizar as pessoas sobre o câncer | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Semana pretende conscientizar as pessoas sobre o câncer

Cerca de 324.580 casos de câncer devem ser registrados no Brasil até o final de 2018, a projeção do número alarmante vem do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva- Inca. Desses índices, 30% dos registros são de próstata entre os homens e 59% de mama atingindo as mulheres.

O último dia da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, será dedicado para a realização de exames - Foto: Asapac / Divulgação

O último dia da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, será dedicado para a realização de exames – Foto: Asapac / Divulgação

Para falar sobre a importância dos meios de prevenção, a conscientização e a importância de seguir o tratamento correto desde o início do diagnóstico, a Associação de Amparo ao Paciente com Câncer (Asapac) de São João del-Rei, promove a partir da próxima segunda-feira, 26, a Semana de Prevenção e Combate ao Câncer. Alessandra Guse, assistente social da Associação, ressalta que fazer uma semana dedicada ao tema é importante para disseminar informações corretas a respeito da doença. “A gente acredita que com a informação, a pessoa pode procurar ajuda mais rápido e assim o tratamento tende a ser mais eficiente aumentando as chances de cura”.

Programação
Ao longo de sete anos a Asapac realiza a Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, com o apoio de entidades de saúde do município. Além das distribuições de senhas para os tradicionais exames de rotina ofertados gratuitamente, uma das novidades para este ano é a atualização dos cartões de vacina. “Nós também estamos preparando palestras com o intuito de ampliar o campo de informação da população, e oficinas como uma forma de oferecer um momento de lazer para os nossos pacientes o que contribui para as melhoras na saúde”, acrescenta Alessandra sobre o restante da programação.

Na segunda-feira, 26, a partir das 10h o teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, será palco para a abertura oficial da Semana. O coordenador da Asapac, Valdecir Braga e a assistente social, Alessandra Guse, estarão presentes dando uma palestra sobre o Novembro Azul, mês inteiramente dedicado a saúde masculina e aos cuidados de prevenção contra o câncer de próstata.

Na terça-feira, 27, dia Nacional de Combate ao Câncer a partir das 14h Elzira D’Santiago, ministra uma oficina sobre os trabalhos da fisioterapia nos tratamentos da doença. Nesse mesmo horário, começa a distribuição de senhas para a realização de exames e aplicações de vacinas. A partir das 15h, acontece a palestra “Prevenção e tratamento do câncer de colo de útero”, com a ginecologista Patrícia Rezende.

Na quarta-feira, 28, o urologista, Sérgio Veloso, ministra a palestra “Prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata” a partir das 13h30. Em seguida a professora Gisele Ventura coordena uma oficina de dança. Haverá também distribuição de senhas. Na quinta-feira, 29, o oncologista, Frederico Escaleira, esclarece todas as dúvidas sobre o câncer a partir das 14h; no mesmo horário tem início a distribuição de senhas para o exame.

O último dia da Semana de Prevenção e Combate ao Câncer, acontece na sexta-feira, 30, a partir das 7h com a realização dos exames de PSA, TSH e sangue oculto para as pessoas que adquiriram as senhas. Será realizado também aferições de pressão, glicose e IMC. A última palestra acontece às 14h com a responsável pela radioterapia do Centro de Tratamento Oncológico, Eveline Meireles. Todas as palestras acontecem na sede da Asapac, localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, número 232 Centro.