? Acontece 1057 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1057

NOITE DE POSSE

“Sanear as contas do clube foi sem dúvida nossa maior conquista” disse Cláudio Luiz Silva Gonçalves em discurso emocionado, ao passar a presidência do clube para o presidente eleito, Leandro Bini, após seis anos de gestão exemplar. Homenageado pelo pronunciamento de Almir Lacerda, que enalteceu seus dois mandatos, unanimemente reconhecidos pelos feitos em todas ás áreas, a noite de posse contou com missa em ação de graças, no primeiro piso, seguida de sessão solene do Conselho Deliberativo, presidida por Marcelo de Carvalho. Leandro pautou sua fala no desafio de manter as conquistas do clube, jogando no futebol profissional e, dirigindo-se aos sócios, encerrou: “tornar o Ahtletic Clube sua segunda casa é a nossa maior missão”.  

Leandro Bini (esq.) e Cláudio Gonçalves em noite de posse: em comum, a paixão pelo Athletic - Foto: Dermeval Filho / Divulgação

Leandro Bini (esq.) e Cláudio Gonçalves em noite de
posse: em comum, a paixão pelo Athletic – Foto: Dermeval
Filho / Divulgação

 

PARABÉNS  PRA VOCÊ!

José Eduardo Silva Gonçalves aniversariou na última quarta-feira, 28. O jornalista e escritor são-joanense, que estampou esta coluna em suas primeiras edições, em 1998, atua com merecido destaque na cena editorial e literária mineira. De quebra, a família cresce: pai de Lucas, João Pedro, Thiago e avô de Helena!

ANIVERSÁRIO

Um café com abraço apertado, flores e um cartão manuscrito, delicadezas que fazem  o dia do aniversário mais especial. É assim com a estimada empresária Neusa Lombardi que na próxima quinta-feira,  6 de dezembro, dedica o dia aos fiéis amigos, que fazem questão de abraça-la pessoalmente!

100 ANOS

O historiador, escritor e intelectual Sebastião de Oliveira Cintra foi homenageado no último domingo, 24,  em sessão solene da Academia de Letras de SJDR, da qual foi um dos fundadores, em honra do seu centenário de nascimento. A presidente Zélia Terrel passou a palavra para Ana Cintra, filha do homenageado que comandou a manhã interativa na sede da Sinfônica, com a participação de sua irmã Maria Angélica e convidados especiais que, oportunamente, falaram do atuante  pesquisador, professor, escritor, jornalista, funcionário público e intelectual, inesquecível nas diversas frentes pelas quais se dedicou.

CONGRESSO

Os números são grandiosos: 14 mil participantes entre psicólogos, professores e estudantes e cerca de 5 mil trabalhos inscritos. Este é o Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, o maior do Brasil no gênero. O local foi a Uninove, Campos Memorial, em SP, de 14 a 18 de novembro. Em sua quinta edição,  permitindo uma contribuição significativa na produção dos saberes e fazeres da Psicologia, alunos da UFSJ marcaram presença, entre eles o publicitário e estudante do 9º período de Psicologia, Flávio Lobosque, que apresentou o trabalho “Os desafios da Psicologia escolar na perspectiva da Psicologia escolar crítica”. O trabalho apresentado com sucesso por Flávio Lobosque foi desenvolvido em parceria com os estagiários colombianos Yaninis, Mila e Honiel e orientação do professor doutor Celso Francisco Tondin.

Flávio Lobosque Lima no momento de sua apresentação no Congresso de Psicologia e junto aos estudantes da UFSJ - Foto: Acervo Pessoal

Flávio Lobosque Lima no momento de sua
apresentação no Congresso de Psicologia e junto aos
estudantes da UFSJ – Foto: Acervo Pessoal

 

AÇÃO EXEMPLAR

Em honra do Senhor Bom Jesus do Monte, o carismático Pe. Antônio Maria, subiu ao palco do Espaço Lagos de Minas para um show beneficente dando continuidade às ações em prol da reforma da Igreja do Senhor dos Montes, a mais antiga de SJDR. O show, que reuniu mais de 700 pessoas em harmonia, teve grandes momentos, como Ave Maria do Morro, que fez a multidão vibrar e cantar junto. União de esforços sob o comando de uma comissão atuante coordenada pelo empresário Guilherme Diniz.

Pe. Antônio Maria conquista a plateia em show histórico - Foto: Gazeta

Pe. Antônio Maria conquista a plateia em show
histórico – Foto: Gazeta

 

SAÚDE!

Alcimara Zanetti repousa em casa, recuperando-se muito bem da cirurgia a que se submeteu, em Belo Horizonte. Enquanto cumpre as instruções médicas, a estimada professora e empresária do setor educacional não para: recebe os amigos e promove reuniões de trabalho em casa.

BIANCA COBBO

Quem não se lembra da menina linda, de visível talento, a encantar todas as plateias da cidade, com apenas 7 anos? A pequena Bianca Cobbo, filha de Carlos Resende e Denise Cobbo, cresceu e se agigantou, graças a uma trajetória de muito trabalho, perseverança e confiança de que a música é o caminho a seguir.  A menina de talento, tem em igual medida, modéstia e reconhecimento por todos que influenciaram positivamente a sua história, como Marily Assis, sua primeira professora de canto. Com participação em programas infanto juvenis, e mergulhando no universo sertanejo aos 16 anos, pelas mãos de seu hoje empresário, Wesley Adbo, já como cantora e compositora, Bianca manteve o foco e o sonho de se dedicar à música.

Com beleza, carisma e a bela voz que Deus lhe deu, a cantora e compositora Bianca Cobbo alça vôo - Foto: Deivid Corrêa / Divulgação

Com beleza, carisma e a bela voz que Deus lhe deu,
a cantora e compositora Bianca Cobbo alça vôo – Foto:
Deivid Corrêa / Divulgação

BOAS NOVAS

Hoje, aos 25 anos, de mudança para Campo Grande (MS) a cantora e estudante de Jornalismo da UFSJ adiou a formatura em função do trabalho e os ventos tem soprado a favor. O ano de 2018 foi decisivo e Bianca gravou em Campo Grande “Ai ai ai eu choro” – composição de sua autoria em parceria com Felipe Teixeira – single lançado em todas as plataformas digitais, além do clipe no You Tube. Fez participações com Michel Teló e no mesmo período assinou com a Gravadora MM Music, a mesma que lançou 50 reais da Naiara Azevedo. Sobre Ai ai ai eu choro, comentou: “A música tem tido uma aceitação maravilhosa do público e por onde eu vou as pessoas cantam e me recebem com muito carinho. Ano que vem vou fazer parte do casting artístico do mesmo escritório do Jads e Jadson e do Munhoz e Mariano, e irei pra Campo Grande gravar novos projetos e lançar um EP, seguido de um DVD” contou Bianca em entrevista exclusiva a esta coluna. Os são-joanenses aplaudem! Ave Bianca, sucesso merecido!

PSICANÁLISE

Lançado no último sábado, na Dom Quixote, com absoluto sucesso, o livro “Da Solidão”, trabalho conjunto de 11 psicanalistas, entre os quais a são-joanense Regina Beatriz Silva Simões, com longa história de dedicação à Psicanálise e dois títulos já publicados. “Foi comovente ver tanta procura e aceitação. Um número grande de psicanalistas, psiquiatras, amigos das artes e da literatura compareceu.  Fomos muito prestigiados e a alegria de tantas presenças foi energizante para nós” comentou Regina. A boa aceitação do livro, cuja tema intrigante se traduz em relatos de experiências, poemas e narrativas que exploram as possibilidades “Da solidão” motivou os autores a antecipar o lançamento em SJDR. Boa notícia para os amigos das letras, das autoras e da Psicanálise. Da Solidão tem lançamento confirmado para 8 de fevereiro, às 20h no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa). “Espero que as autoras sejam recebidas em SJ com o mesmo carinho com o qual fui recebida em BH” finalizou Regina.

Regina Beatriz (no destaque) e junto ao grupo de Psicanalistas, no lançamento do livro em Belo Horizonte - Foto: Bruna Machado / Danilo Azevedo / Divulgação

Regina Beatriz (no destaque) e junto ao grupo
de Psicanalistas, no lançamento do livro em Belo
Horizonte – Foto: Bruna Machado / Danilo Azevedo / Divulgação

A COLUNISTA SE DESPEDE

Com 20 anos de dedicação ao Jornalismo através desta Gazeta, destacando São João del-Rei e os são-joanenses, seus feitos e suas artes, recebi no Rio de Janeiro, a Comenda da Liberdade Cidadã, medalha e diploma conferido pela Faculdade Nacional de Direito (FND) e pela Fundação Oscar Araripe, àqueles que contribuem, com seu trabalho, para o “aprimoramento do Direito, da Cultura e da Liberdade: Se todo reconhecimento é bom, esse foi especial! Dedico esta comenda aos leitores desta Gazeta, razão de 1057 colunas semanais.

A diretoria do jornal Gazeta lamenta a decisão de despedida, mas respeita. E, na oportunidade, agradece a parceria com a empresa MMC Logística, representada por Cláudia Simões, pelo primoroso trabalho na coluna Acontece.

Oscar Araripe condecora a jornalista Claudia Simões com a Comenda da Resistência Cidadã - Foto: Fundação Oscar Araripe / Divulgação

Oscar Araripe condecora a jornalista Claudia
Simões com a Comenda da Resistência Cidadã – Foto:
Fundação Oscar Araripe / Divulgação

LUXO & LIXO

LUXO

São as celebrações de aniversário pelos 305 anos de São João del-Rei. Programação que começa hoje, 1º, e se estende até o dia 23 de dezembro.

LIXO

É a desconsideração em todas as suas esferas, com a natureza, com o patrimônio público e privado, com os profissionais envolvidos em quaisquer seguimentos, principalmente por longo tempo de dedicação.