? Acontece 1058 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1058

Minas ao Luar
O dia 1º de dezembro amanheceu com uma chuva incessante que dava vontade de ficar no aconchego do lar vendo um bom filme. Mas como mágica, a chuva deu uma trégua à noite e a vinda do Minas ao Luar para a cidade fez com que as pessoas deixassem a preguiça de lado e comparecessem no Largo do Rosário para apreciarem as interpretações do grupo Quinto Dia Útil, de São João del-Rei, com composições de grandes músicos de Chorinho e Seresta, e da Orquestra Ouro Preto que interpretou músicas da banda de rock The Beatles.

A iniciativa realizada pelo SESC, contou com o apoio do Sindcomércio, Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo, Associação Comercial e CDL São João del-Rei.

O Largo do Rosário ficou lotado pelos apreciadores da boa música  - Foto: Íris Zanetti / Divulgação

O Largo do Rosário ficou lotado pelos apreciadores da boa música – Foto: Íris Zanetti / Divulgação

Quinto Dia Útil
E teve representantes da música são-joanense no palco do Minas ao Luar. O grupo Quinto Dia Útil abriu as apresentações na noite do último sábado e foi recebido calorosamente pelo público presente. “Estávamos com uma expectativa muito grande. Era muita responsabilidade. Todos os grupos que participam do Minas ao Luar são excelentes e ficamos muito apreensivos. Mas quando a gente começou o público respondeu tão bem que aí foi só alegria”, disse Salomé Viegas uma das integrantes do grupo. Além de Salomé, também compõe o Quinto Dia Útil Lucas Batista, no violão de sete cordas, André Cascaes, no bandolim, Zé Leandro, no bandeiro, Edmar Santos, voz, e Jonathan Alves, no cavaquinho.

Formatura
Encerrar fases da vida de um filho é sempre uma grande conquista para os pais. Passar por todas as etapas de estudo e concluir com mérito o curso de Medicina é uma alegria ainda maior. É assim que Wainer Pastorini Haddad e Maria Inês Haddad estão se sentindo com mais essa conquista do filho Pedro Henrique Reis Haddad.
“Esse é nosso primeiro filho que forma. É uma realização tanto dos filhos como dos pais. É uma sensação maravilhosa de uma batalha muito grande que foi vencida. Deixo registrado aqui os parabéns para o nosso filho por mais essa conquista que ele teve na vida”, relata emocionado Wainer.

As solenidades de formatura acontecem neste fim de semana. Pedro se formou pela faculdade de Medicina de Valença (RJ) e só pelo agradecimento de seu convite pode perceber o carinho que tem pelos familiares ao agradecer toda família, em especial seus avós (in memorian) e os tios Wilson e Willer, médicos renomados em São João e que o inspiraram na escolha da profissão.

Pedro Henrique: jovem médico - Foto: Acervo Pessoal

Pedro Henrique: jovem médico – Foto: Acervo Pessoal

Homenagens
Uma noite que simbolizou o reconhecimento de pessoas que fazem história em São João del-Rei. A Câmara Municipal da cidade entregou na última sexta-feira, 30 de novembro, títulos de Cidadão Honorário e diplomas de Honra ao Mérito para 20 pessoas que se destacaram por seus trabalhos no município e na região.
Os convidados para a cerimônia foram recebidos pela Banda Municipal Santa Cecília que se apresentavam na escadaria da Câmara. A corporação musical também foi homenageada na cerimônia pelos 50 anos de ações dedicadas à cultura e tradição de São João.

Banda Municipal Santa Cecília recepciona convidados para a grande cerimônia - Foto: Assessoria Igor Sandim / Divulgação

Banda Municipal Santa Cecília recepciona convidados para a grande cerimônia – Foto: Assessoria Igor Sandim / Divulgação

Diploma
Foram agraciados com o diploma de Honra ao Mérito 15 pessoas e instituições que fizeram história na cidade nos últimos anos. Entre os contemplados, a Orquestra Ribeiro Bastos e a Associação Sagrado Coração de Jesus. Já os títulos de Cidadão foram concedidos a cinco pessoas.

As indicações dos nomes dos contemplados foram feitas e apreciadas pelos vereadores no decorrer de 2018 e a cerimônia de entrega realizada especialmente para prestigiar essas pessoas.
Entre os homenageados, o presidente da Câmara, Igor Sandim (PSDB), indicou Roseli Santaella Stella historiadora, escritora e colecionadora que realiza uma série de trabalhos em São João del-Rei e Tiradentes pela sua paixão pela arte sacra.
“Roseli se fez merecedora desta homenagem por todo trabalho que exerce através da publicação de vários livros e pela valorização da arte sacra em São João de Rei, Tiradentes e em todo o Brasil. Fico feliz em presidir mais uma sessão solene, que entra para a história e exalta o trabalho de tantas personalidades ilustres.”, afirmou Igor em sua página do facebook.

Igor Sandim entrega título de Honra ao Mérito a Roseli Santaella Stella - Foto: Assessoria Igor Sandim / Divulgação

Igor Sandim entrega título de Honra ao Mérito a Roseli Santaella Stella – Foto: Assessoria Igor Sandim / Divulgação

IHG
O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei realiza no próximo domingo, 9, às 10h, sua assembleia do mês de dezembro. Na pauta do dia a oficialização do recebimento da reforma no prédio da sede do instituto efetuada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a prestação anual de contas e a confraternização de associados, familiares e convidados. Vale a pena participar.

APAE
“Amigos do face e do coração, a Campanha de Natal dos alunos da Apae Sjdr já começou! Estamos aguardando a sua doação de caixa de bombons para tornar o Natal mais saboroso! O Natal dos alunos da Apae acontecerá no dia 18 de dezembro, então já estamos recebendo as caixas de bombons. Grande abraço”. Esse é o pedido que pode ser visto na página do facebook da APAE de São João del-Rei.

Há quatro anos a professora Janine Giordani da Silva, coordenadora da campanha, realiza essa iniciativa com o objetivo de tornar o natal dos alunos da APAE mais doce. “Leciono há 26 anos e sou apaixonada pela Educação Especial. Sempre, nesta época do ano, presenteava meus alunos com lembrancinhas que adquiria com meu próprio recurso. Mas a vontade era de fazer para todo mundo só que eu sozinha não conseguia. No primeiro ano, comecei com um grupo fechado para os meus amigos e no segundo ano foi a campanha do panetone que deu super certo. Agora estamos pedindo caixas de bombom”, disse Janine.

Alunos, coordenadora da campanha, e doares: solidariedade que contagia - Foto: Facebook APAE SJDR

Alunos, coordenadora da campanha, e doares: solidariedade que contagia – Foto: Facebook APAE SJDR

A campanha
As doações das caixas de bombons podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 12. E o intuito da iniciativa é não deixar a tradição do Natal morrer. “Os presentes que pedimos são simples, mas a simbologia da solidariedade, do amor ao próximo e do aprender a dividir e muito maior. E nossas crianças sabem disso e ficam muito felizes ao receberem essas lembrancinhas”, afirmou Janine.

Quem quiser doar, basta deixar as caixas de bombons na sede da APAE na Avenida Leite de Castro. A coordenadora da campanha destaca também que caso o número de doações exceder o de alunos da associação, eles repassam as doações para outra instituição. “A gente pode fazer a alegria de muita gente. Basta se solidarizar”, finaliza exemplificando com a atitude de Vanessa de Melo Fonseca que se solidarizou com a campanha e mobilizou amigos e familiares para doar uma quantidade maior de caixas de bombons.

LUXO X LIXO

Luxo É poder participar das festividades que celebrarão o aniversário da cidade. Uma extensa programação para todos os gostos. Vale a pena conferir.

Lixo Ainda é o costume de alguns moradores colocarem lixo na rua em dias que não tem a coleta no local.