? Detecção de casos do vírus do HIV diminui em São João del-Rei | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Detecção de casos do vírus do HIV diminui em São João del-Rei

Há 30 anos, a Organização Mundial de Saúde instituía o dia 1o de dezembro como o Dia Mundial de Luta e Combate à Aids. Data marcada por diversas manifestações em prol de conscientizar a população sobre a gravidade da doença e, principalmente, as formas simples de prevenção.

São João del-Rei não fica de fora dos trabalhos de conscientização, hoje das 8h às 11h, uma equipe do Centro de
Testagem e Aconselhamento (CTA), estará presente na Avenida Presidente Tancredo Neves orientando e informando as pessoas a respeito do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. “Vamos distribuir preservativos, folders, conversando com as pessoas, esclarecendo dúvidas e apresentando os nossos trabalhos aqui no CTA”, acrescenta a enfermeira coordenadora do Centro, Luana Melo.

Dados

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado no último dia 27, o Brasil apresenta uma redução de 16% no número de detecções de Aids dos últimos seis anos. Houve também uma queda de 15,7% na taxa de mortalidade pela síndrome, passando de 5,7 mortes por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos até junho de 2018.

Em São João del-Rei, dados disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento, apontam uma redução de detecções da doença em 2018. Foram detectadas a presença do vírus do HIV em 16 pessoas e registrados dois óbitos por complicações da doença; já em 2017 a cidade registrou 32 casos. “Apesar de ter ocorrido a redução, o que nos preocupa muito é a existência do vírus em pessoas jovens, foram registrados casos na faixa etária dos 16 a 30 anos”, complementa a enfermeira coordenadora.

CTA
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), oferece gratuitamente para todas as pessoas, o teste rápido de detecção do vírus do HIV, além de todo o tratamento médico necessário. “Nós realizamos, além do teste rápido do HIV, os testes de Hepatite B e C e a Sífilis. Além disso, há uma equipe médica de infectologistas para realizar os tratamentos com aquelas pessoas que apresentam o resultado positivo. E temos a farmácia com as medicações necessárias e um acompanhamento psicológico”, explica Luana Melo. O CTA está localizado na Avenida Tiradentes, número 136. Para maiores informações, o telefone de contato é (0**32) 3372-8097.