? Editorial: Chegou Dezembro | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Chegou Dezembro

Então é dezembro, chega as férias, o fim do ano, viagens, 13º salário. O último mês do ano sempre nos faz pensar que é tempo de renovação. De pensar o que foi feito em 2018 e quais os projetos para o ano que se aproxima.

E, neste ano de 2018, tivemos muitas conquistas e fatos para repensar alguns pontos. Um exemplo positivo é ter subido no ranking do ICMS Cultural, de 116º lugar para 16º de um ano para o outro. E a secretaria de Cultura e Turismo e a Câmara já estão trabalhando para que essa pontuação seja ainda melhor em 2019.

Quanto aos pontos negativos fica o alerta para o aumento de número de estupros em São João del-Rei. Que teve o registro de oito casos em 2017 e, este ano, de 21. Um crescimento de mais de 100% para esse tipo de crime. Porém, é preciso deixar claro que esses são os casos registrados sem contar aqueles em que a vítima, por vergonha ou medo, não tem coragem de denunciar.

Apesar das frequentes campanhas para conscientizar as mulheres para denunciarem essas atitudes e a implantação da Lei Maria da Penha que deu mais amparo legal para elas, ainda é comum ver pessoas que não tem coragem de registrar esses abusos.

E assim vai seguindo o mês de dezembro, levantamentos ruins de um lado e outros mais amenos como é o caso de registros de casos de HIV na cidade que teve uma redução de um ano para o outro, de 32 casos para 16.

Mas diante de todas as dificuldades e conquistas, não se pode esquecer que esse é um mês de confraternização e, a partir de hoje, 1o de dezembro, a prefeitura de São João del-Rei, em parceria com Sindicato do Comércio e Associação Comercial realizam um mês de atividades culturais e de valorização das tradições locais para celebrar o aniversário da cidade que é comemorado no próximo dia 8.

Hoje a alegria está garantida para a garotada com a chegada do Papai Noel e carreata pelas principais ruas da cidade. Além disso, uma rua de lazer e a apresentação do Minas ao Luar no Largo do Rosário. Programação para toda família e voltada especialmente para as crianças que representam a esperança de novos dias. Nada mais acertado para a cidade.

E a programação do aniversário da cidade encerra com uma das tradições de São João. No próximo dia 23 de dezembro serão realizadas exibições das escolas de samba do município no Largo do Carmo, a partir das 19h.

Vamos renovar nossas esperanças, vamos lutar por uma cidade melhor. As pessoas precisam ter consciência que as mudanças para conseguirmos dias melhores começam a partir das nossas mudanças de atitude. Pense nisso. Boa leitura!!!