? Festividades dos 305 anos de São João começam neste final de semana | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 23 de Março de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Festividades dos 305 anos de São João começam neste final de semana

No mês de dezembro é comemorado o aniversário de elevação do arraial a Vila de São João del-Rei, criada em 1713 e que, posteriormente, originou o município. O ápice da programação de comemoração é o dia 8, feriado municipal e religioso, mas a partir de hoje se iniciam as atividades programadas pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Orquestra Ouro Preto se apresenta hoje em SJDR - Foto: Iris Zanetti / Divulgação

Orquestra Ouro Preto se apresenta hoje em SJDR – Foto: Iris Zanetti / Divulgação

E o Papai Noel chega hoje, 1º, em carreata que irá sair da Avenida 31 de Março em direção ao Largo Tamandaré a partir das 9h, onde estará a Casinha de Natal, coração natalino da cidade. O Papai Noel ficará na casinha para tirar fotos de hoje até o dia 9, das 14h às 18h; do dia 10 ao dia 16, das 14h às 20h; e do dia 17 a 24, das 14h às 22h.

A carreata será o lançamento das festividades de Natal e também das comemorações do aniversário da cidade. “Pelo que me consta é a primeira vez em que é feita a carreata, essa ação é uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com os empresários que entraram para o Conselho de Turismo (Contur).  Estamos com um novo formato para o Contur, com o apoio dos empresários vamos criar esses eventos em São João com o objetivo de fomentar o turismo, dessa vez nós estamos fazendo uma parceria entre o Sindicato do Comércio, Associação Comercial e Secretaria de Cultura e Turismo, unindo forças para fazer um Natal diferente, com uma agenda bem ampla”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Marcus Fróis.

A partir de hoje até o dia 26, nos finais de semana, acontecerá rua de lazer com brinquedos, pipoca e algodão doce no Largo Tamandaré. Serão três finais de semana com programação voltada para a garotada e, a partir do dia 21, todos os dias. Hoje ainda acontece a abertura da campanha de doação de brinquedos no Tamandaré; espetáculo de dança Sabrina Margotti no Teatro Municipal, às 19h, e Minas ao Luar com apresentação de músicas dos Beatles pela Orquestra Ouro Preto. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais e site oficial da prefeitura (veja matéria abaixo).

HORÁRIO DE NATAL E MINAS AO LUAR

Esta semana o Sindicato do Comércio e dos Comerciários de São João del-Rei definiram o horário de funcionamento no período natalino. O horário começa dia 12, quando o comércio funcionará das 9h às 20h. Mesmo horário para os dias 13 e 14. No sábado, 15, o funcionamento será das 9h às 14h. No domingo ficará fechado, mas de 17 a 21 de dezembro funcionará das 9h às 21h. No sábado, 22, será de 9h às 20h. No dia seguinte, 23, das 15h às 21h, e na segunda, 24, das 9h às 17h. Dia 2 de janeiro de 2019 funciona das 12h às 18h.

Já o Minas ao Luar chega à cidade hoje, 1º, a partir das 21h, no Largo do Rosário. Com a apresentação do grupo Quinto Dia Útil, que interpreta chorinho, e da Orquestra Ouro Preto, que apresentará músicas da banda de rock The Beatles. O Minas Ao Luar é uma iniciativa do SESC que visa a valorização da música. Desde a primeira edição, foram centenas de apresentações, dentro e fora de MG, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores. O projeto já lançou três discos