? UFSJ irá ofertar novos cursos à distância a partir do ano que vem | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

UFSJ irá ofertar novos cursos à distância a partir do ano que vem

Mais dois novos cursos do ensino superior serão ofertados pela Universidade Federal de São João del-Rei, a partir do
primeiro semestre de 2019 na modalidade à distância. O Núcleo de Educação à Distância (Nead), confirmou mais outros sete cursos para o próximo ano, que estarão divididos em níveis de graduação e especialização.

São João del-Rei é um dos polos presenciais do Núcleo de Educação à Distância - Foto: Ascom UFSJ / Divulgação

São João del-Rei é um dos polos presenciais do Núcleo de Educação à Distância – Foto: Ascom UFSJ / Divulgação

Elisa Tuler, coordenadora geral do Núcleo, explica que a implementação dos cursos acontece via edital de seleção
disponibilizados para todas as faculdades que ofertam graduação a distância. “Os cursos a distância são oferecidos quando há editais de vagas ofertadas no sistema UAB. Participamos do edital número cinco esse ano e conseguimos um total de 1500 vagas”. Os novos cursos da área de especialização são: Computação Aplicada à Educação Básica (90 vagas) e Informática para Professores (150 vagas). Além disso, há os cursos de Ensino de Filosofia no Ensino Médio,
Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Mídias na Educação e Práticas de Letramento e Alfabetização; voltados para a área de especialização com um total de 150 vagas cada.

Já no segundo semestre de 2019, será aberto o curso para o nível de graduação em Filosofia, na modalidade de licenciatura, ele será contemplado por 300 vagas. “Além disso iniciamos agora em novembro outros dois cursos: Mundos nativos: saberes, culturas e história dos povos indígenas e do curso Engenharia de Segurança do Trabalho”, acrescenta a coordenadora geral.

Os cursos oferecidos pelo Nead, contemplam o programa Universidade Aberta do Brasil. “É o programa responsável por todas as articulações Ead no Brasil. Ele tem a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior”, explica Elisa. O edital do processo seletivo será divulgado ainda neste mês de dezembro. O Nead da UFSJ conta com polos de apoio e de aulas presenciais nos estados de Minas Gerais e São Paulo.