? Vereadores aprovam leis para Cultura | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Vereadores aprovam leis para Cultura

Durante esta semana os vereadores de São João del-Rei realizaram três sessões, de terça a quinta-feira, para a apreciação de projetos que precisavam ser aprovados antes do final do ano. A explicação foi do presidente da Câmara, Igor Sandim (PSDB), que a urgência na aprovação das propostas eram para que São João del-Rei pudesse melhorar ainda mais sua pontuação no ICMS Cultural.

Vereadores aprovaram projetos na busca de melhorar mais a pontuação do ICMS Cultural - Foto: Facebook Câmara SJDR  / Divulgação

Vereadores aprovaram projetos na busca de melhorar mais a pontuação do ICMS Cultural – Foto: Facebook Câmara SJDR / Divulgação

“O secretário de Cultura e Turismo nos informou que se essas duas propostas fossem aprovadas ainda este ano iria auxiliar a cidade na pontuação. Por isso, resolvemos fazer essas sessões extraordinárias esta semana”, explicou o presidente da Casa.

Entre os projetos de lei apreciados o de no 7272 que dispõe sobre o reconhecimento, instalação, funcionamento de
circos itinerantes em São João del-Rei. Essa lei teve aprovação em segundo turno na quarta-feira, 28 de novembro.

O outro projeto apresentado foi o de no 7281 que autoriza a assinatura de Termos de fomento entre a prefeitura e a Associação Cultural Teatro da Pedra. A proposta seria apreciada em segundo turno na quinta-feira, 29 de novembro.
Até o fechamento desta edição ainda não tinha sido votada.

De acordo com o diretor do Teatro da Pedra, Juliano Pereira, a ideia é levar peças teatrais para os estudantes de escolas públicas da cidade do Ensino Médio. “Acredito que nosso projeto irá abranger cerca de 2 mil jovens. O que observamos é que apesar da tradição cultural da cidade, o acesso de crianças e jovens ao teatro ainda é pequena. Com essa iniciativa, pretendemos iniciar uma mudança dessa realidade”, explicou o diretor.

SESSÃO ORDINÁRIA

Igor Sandim também afirmou que outro projeto de destaque votado em primeiro turno esta semana foi o de no 7280 que fala sobre os critérios de denominação de Ruas, Praças, Monumentos, Obras e Edificações Públicas da cidade.