? Editorial: Verão, dengue e sua prevenção | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Verão, dengue e sua prevenção

Chegou o período de verão. As elevadas temperaturas e as fortes chuvas são épocas propícias para a proliferação da Dengue. Os índices do Aedes Aegypti na cidade são de médio risco, mas isso não descarta o alerta do setor de endemias da Secretaria de Saúde que teve 100% dos focos encontrados em residência.

O que isso significa? É que a população não está fazendo o dever de casa de manter as caixas d’água fechadas, não deixar água parada em locais como vasos de plantas, observar o que se deixa no quintal e se esse objeto não pode ser um acumulador de água.

O setor de endemias vai intensificar suas ações em janeiro, principalmente no que diz respeito ao trabalho de conscientização da população. É momento de cada um tomar uma providência e observar cada detalhe em sua casa.

A Dengue, mesmo parecendo uma patologia simples, mata e as pessoas precisam se atentar para isso. Prevenir é muito simples, basta tirar dez minutos semanais para observar se algum lugar da casa pode ser um foco, mantenha as calhas e quintal limpos.
Não se esqueçam que gestos simples podem mudar vidas. Pense nisso!!!