? São João é representada em e-book sobre Minas | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São João é representada em e-book sobre Minas

As encantadoras casas coloridas, da famosa “Rua da Cachaça” foram escolhidas para representar São João del-Rei em um e-book (livro virtual) sobre os Contos de Minas. A iniciativa foi da Secretaria Estadual de Turismo, onde por meio de um concurso feito na rede social Instagram, o público elegeu as três melhores fotos das categorias: cultura, gastronomia e natureza para compor o livro. O clique da Terra dos Sinos, veio da fotógrafa Thais Andressa.

A foto de Thaís Andressa ficou em terceiro lugar entre as cinco selecionadas da categoria Cultura do projeto Contos de Minas que resultou na criação de um e-book. - Foto: Thais Andressa / Divulgação

A foto de Thaís Andressa ficou em terceiro lugar entre as cinco selecionadas da categoria Cultura do projeto Contos de Minas que resultou na criação de um e-book. – Foto: Thais Andressa / Divulgação

Thais conta que participaram do concurso cerca de 580 imagens e somente cinco de cada categoria foram para a votação popular. “Cinco fotos foram escolhidas pela Comissão Julgadora da Secretaria de Turismo, a minha estava na categoria de Cultura. Passar por esta etapa já significou muito. E pela votação popular fiquei em terceiro lugar, o que trouxe pra mim muita vontade de continuar no caminho da fotografia”.

Além disso, para a participação ser válida, a fotografia deveria estar acompanhada de um pequeno conto que a descrevesse. “Sempre achei a Rua da Cachaça uma das mais charmosas da cidade. No pequeno conto descrevi sobre as cores de suas casas e sobre a necessidade de admirar os detalhes da vida. Gosto de pensar em abordagens mais poéticas e artísticas sobre a cidade e sobre o cotidiano, a partir dos reflexos”, ressalta a fotógrafa. O e-book Contos de Minas, já está disponível através do endereço eletrônico: www.minasgerais.com.br. A obra também é composta pela imagem da vizinha Tiradentes, foto de um outro autor que foi selecionada para compor o livro.

Planos para o futuro
“Sempre tenho comigo duas palavras: fé e esperança. Acreditei que poderia ser uma das vencedoras. O Concurso proporcionou-me motivação e é uma conquista que me deu forças para ir em busca de novas oportunidades!”, assim expressa a fotógrafa, Thais Andressa, que já está de agenda cheia para este ano.

A fotógrafa inaugura no próximo dia 18 a exposição Paisagem, Memória e Tradição no Memorial Dom Lucas Moreira Neves em São João del-Rei. Além disso, através de editais do SESI Minas, ela vai levar a exposição Fragmentos do Cotidiano para as cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Itaúna e Uberaba.