? Blocos resgatam a memória do Carnaval antigo de são joão del-Rei | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Blocos resgatam a memória do Carnaval antigo de são joão del-Rei

Um portal para a folia, uma passagem para a História, é com esse tema que São João del-Rei inicia a partir desse fim de semana o pré-Carnaval. A festa acontece hoje 16, no Largo de São Francisco e amanhã, 17, segue para o berço do Carnaval são-joanense, o Largo do Carmo.

Pré- carnaval segue até o dia 01 de março - Foto: Tutti Fonseca / Divulgação

Pré- carnaval segue até o dia 01 de março – Foto: Tutti Fonseca / Divulgação

A tradicional festa de rua é organizada pela Associação de Blocos e Bandas de São João del-Rei (ABBC del- Rei). Para este ano estão previstos desfiles de mais de 60 blocos e cerca de 80 mil foliões entre moradores da cidade e turistas. Segundo o presidente da Associação, Edmilson Sales, o objetivo da festa desse ano é resgatar o Carnaval de antigamente. “Este ano nós estamos muitos dedicados em recuperar a história carnavalesca da cidade, dos blocos antigos de 40 anos atrás, como lesma lerda. Vamos ter vários eventos no Largo do Carmo em relação a isso, para resgatar também o são-joanense ausente, que era jovem e participou desse carnaval muito bonito de tempos atrás”.

Programação
Hoje a partir das 18h o bloco Cachaça com mel, chora Borel, realiza sua concentração no Largo de Igreja de São Francisco de Assis. Já as 21h, quem agita o local é o bloco Fuzuê. Amanhã, 17, o bloco Portal do Carmo, anima os foliões no Largo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo a partir das 16h.

Na próxima semana, no dia 22, o bloco Meg Folia faz sua concentração no Largo São Francisco a partir das 19h. Nesse mesmo horário na Praça Doutor Salatiel, o bloco Maskaretti agita os foliões. No sábado, 23, no bairro Bonfim a partir das 12h, acontece a matinê Pérolas; às 15h no calçadão do Kibon tem início o bloco Bandalheira e às 17h, no Senhor dos Montes, o bloco Trincação. No dia 24 de fevereiro, acontece os blocos: Blocão, no Largo de São Francisco, Fusquinha, Guarda-Mor, Unidos do Aragê (Araçá), D’Omar (Largo do Carmo) e Fusca, Guarda-Mór.

A folia segue durante a semana do dia 25 de fevereiro com os desfiles dos blocos tradicionais: Se mamãe deixar, PSF saúde, Gato de Boas, Domésticas, Lesma Lerda, Pirulito, entre outros.

Recursos
Este ano houve uma redução de verbas para o carnaval, desse modo algumas mudanças na organização da festa foram necessárias, conforme explica o presidente da ABBC del-Rei, Edmilson Sales. “Por conta dessa redução nós fizemos diversos acordos com os organizadores dos blocos, por exemplo, invés de serem 25 músicos tocando nas bandas, agente diminuiu. Tínhamos dois trios elétricos, passamos para um e oferecemos um som fixo. E também é importante dizer que estamos respeitando todas as normas do corpo de bombeiros, o que aumenta as despesas, mas que compensa pela segurança do folião e do patrimônio”.

Já em relação a segurança, Sales informa que todos os alvarás que ficam sob responsabilidade da Associação, já foram encaminhados para Polícia Militar, Bombeiros, Secretaria de Governo – Departamento de Trânsito, Vigilância Sanitária e Saúde. Estes órgãos são os responsáveis pela logística de segurança durante os dias de folia.