? Cavalo Campolina é tema de encontro nacional em SJDR | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cavalo Campolina é tema de encontro nacional em SJDR

A região do Campo das Vertentes é o berço do cavalo Campolina. A raça foi criada em Entre Rios de Minas, a 69km de São João del-Rei, e se espalhou para todo o país. No final do mês de janeiro a cidade de São João sediou a Expotécnica da Associação Brasileira de Criadouros de Cavalo Campolina (ABCCCampolina) para definir normas e técnicas para o aprimoramento da raça.
De acordo com o presidente da associação, Carlos Plínio Siqueira, o evento começou a ser planejado ano passado e, mesmo tendo assumido a presidência dia 7 de janeiro, já preparava esse encontro. “A Expotécnica é um momento de aprimoramento com um pensamento único para o futuro de nossa raça que é grande”, explica.

Encontro aconteceu no campus ctan e no parque de exposições - Foto: Face Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina / Divulgação

Encontro aconteceu no campus ctan e no parque de exposições – Foto: Face Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina / Divulgação

O presidente também destaca a parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). “Tivemos grande apoio dos criadores da região e o apoio da UFSJ por meio da professora Raquel foi primordial. Estamos trabalhando desde novembro e a UFSJ deu toda estrutura e mais um pouco, estão de parabéns”.
A professora do curso de Zootecnia da universidade, Raquel Moreira, afirmou que São João está sendo uma extensão de Entre Rios. “Uma Expotécnica acontecer na região que foi o berço da raça é de muita importância. É um evento para troca de ideias e informações para aprimorar a performance dos animais e aperfeiçoar a raça campolina”, afirma.
O juiz e criador da raça, Hélio Martins Costa possui um haras na BR-265 próximo ao trevo de Tiradentes e destaca a importância desse tipo de encontro. “A Expotécnica é uma ferramenta que possibilita observar quais são os indicadores mais importantes a serem considerado no processo de seleção. É um aprimoramento da raça. O cavalo foi concebido a 150 anos é um animal doméstico fruto de cruzamento de cavalos europeus com brasileiros”, destaca Costa lembrando da importância da equinocultura no país que movimento R$13 bilhões por ano no Brasil.