? CEM retoma às atividades em São João del-Rei | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 18 de Março de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

CEM retoma às atividades em São João del-Rei

Depois de uma pausa nos trabalhos devido às férias do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (UnipTan), o Centro de Especialidades Médias, o CEM, já realiza novamente marcações e consultas médicas e odontológicas, para atendimentos durante o semestre letivo. O CEM é uma parceria firmada entre a unidade de ensino e a Prefeitura Municipal de São João del-Rei.

O Centro de Especialidades médicas atende gratuitamente a população Foto: Uniptan / Divulgação

O Centro de Especialidades médicas atende gratuitamente a população Foto: Uniptan / Divulgação

De acordo com a enfermeira coordenadora da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Peixoto, em algumas áreas o paciente deve primeiramente ser atendido por um posto de saúde, depois que ocorre o encaminhamento para o Centro. “Ele atende a todos os usuários do SUS. Para os tratamentos em áreas especializadas como ginecologia e cardiologia, o paciente deve primeiro passar por uma triagem no posto de saúde próximo da sua residência. Já atendimentos nas clínicas básicas, podem ser marcados direto no CEM”.

A enfermeira ainda explica que os tratamentos odontológicos também podem ser marcados direto no local. “Alguns postos de saúde da cidade oferecem tratamentos dentários, entretanto se o que o paciente precisa não estiver disponível, o dentista encaminha para o CEM”.

Para realizar o agendamento é preciso que o paciente apresente o cartão do SUS e um documento de identidade; as marcações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CEM está localizado na Avenida Oito de Dezembro, 99, centro de São João del-Rei. O telefone de contato é (0**32) 3371-7384.

Áreas de atendimento
Atualmente atuam no CEM cerca de 150 alunos dos cursos de odontologia, medicina e enfermagem, eles realizam procedimentos com a supervisão de especialistas, para as áreas: clínica médica e cirúrgica, pediatria, obstetrícia, ginecologia, dermatologia, ortopedia, infectologia, nefrologia, psiquiatria e neurologia, atendimentos de curativo e exames preventivos. Já na área odontológica, os procedimentos são de pequenas cirurgias, restaurações e tratamentos de canal.