? Museu regional de São João é fechado para reformas | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Museu regional de São João é fechado para reformas

Há cerca de dois anos a administração do Museu Regional de São João del-Rei, solicita aos órgãos competentes recursos para reformas no espaço. E desde o dia 21 de janeiro, ele foi fechado para os reparos, a previsão é de que as obras durem 120 dias.

o prédio passa por reformas nos telhados, a previsão é que os trabalhos durem 120 dias - Foto: joão vitor militani / museu regional / Divulgação

O prédio passa por reformas nos telhados, a previsão é que os trabalhos durem 120 dias – Foto: João Vitor Militani / Museu Regional / Divulgação

Segundo o diretor substituto, Diego Felipe Garcia, a solicitação não foi feita em caráter de urgência e os reparos se concentram principalmente no telhado do prédio. “Serão retiradas todas as telhas para que possam ser lavadas e recolocadas. De acordo com a necessidade, serão trocadas, assim como as madeiras que estiverem danificadas ou apodrecidas. Também está previsto a limpeza das calhas e tubulações pluviais, além da limpeza dos forros”, acrescenta.

O diretor ainda reforça que a empresa contratada deve respeitar as exigências impostas por se tratar de um prédio tombado pelo patrimônio. “A empresa deve seguir todas as orientações do cronograma físico-financeiro que está presente no termo de referência da contratação, seguindo as orientações da Coordenação de Espaços Museais e Arquitetura do Ibram e do Museu Regional de São João del-Rei. Além disso, a empresa deve considerar no momento da execução dos trabalhos, a segurança e preservação da edificação, a qual se trata de uma referência do patrimônio histórico-aquitetônico, tombada a nível federal”.

FUNCIONAMENTO
No dia 21, foram fechados: a sala que recebe as exposições de longa duração e o espaço da biblioteca. Já a sala de exposição temporária, permanece aberta até o dia 10 de fevereiro, data em que encerra a exposição Palavra Sólida. “Depois dessa data o museu fica totalmente fechado à visitação. Apesar disso, os setores administrativos e vigilância continuam funcionando normalmente”, acrescenta Garcia.