? Acontece 1065 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1065

Carnaval 2019
Uma festa luxuosa, assim pode-se resumir o Carnaval 2019 de São João del-Rei. Na Avenida Presidente Tancredo Neves, um desfile de belas fantasias, alegorias e baterias impecáveis tomaram conta da noite de segunda-feira, 4, e também da madrugada do dia seguinte. As seis escolas participantes deram seus recados e mostraram ao público (que permaneceu na avenida até que a última agremiação desfilasse) o amor pelo Carnaval e a garra de toda comunidade que não mediram esforços para colocar as escolas nas ruas. Dessa forma, independente do resultado oficial, todas são campeãs por fazerem uma bela festa este ano.

A coruja voou e é campeã
A escola do bairro Tijuco, Vem me Ver, foi a grande vencedora do Carnaval. A agremiação desvendou alguns dos maiores enigmas da humanidade, como: o Egito Antigo, a cidade perdida de Atlântida e os mistérios entre a vida e a morte. Atrelado a muito luxo em suas fantasias e a animação presente em todas as alas. Agradando todos os jurados, a escola obteve um total de 269,8 pontos e nota dez em quase todos os quesitos. Após a apuração, a festa seguiu para o barracão da escola onde o troféu ficou exposto para toda comunidade e finalmente o grito de campeão, ecoou junto ao som de muitos fogos, por todas as ruas do bairro.

A escola campeã apresentou os enigmas da humanidade - Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

A escola campeã apresentou os enigmas da humanidade – Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

O amor pela São Geraldo
Amor declarado no enredo, nas alegorias, e também na força. A escola que leva o nome do bairro em que atua, São Geraldo, veio este ano fazendo um pedido de algo que ultimamente anda em falta, #Mais Amor Por Favor. A escola conquistou novamente o vice-campeonato (269,6 pontos), mas que foi comemorado como campeãs. Também não é para menos, durante o desfile oficial uma das alegorias quebrou e o destaque foi para a união de toda escola para que o desânimo não viesse durante o percalço e a força dos organizadores que carregaram o carro em seus braços, assim como o apoio da torcia vermelha e branca que invadiu a avenida. Parabéns pela conquista, fazendo com que o pedido realmente fosse atendido durante o desfile: amor, união e paz.

Elaine e Carlinhos declararam seu amor pela escola - Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

Elaine e Carlinhos declararam seu amor pela escola – Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

Puro luxo e pura pressão
A escola campeã do Carnaval de 2018, levou este ano para a avenida o enredo Brasil, o tesouro de suas festas populares apresentando ao público fantasias luxuosas e alegorias inovadoras que homenagearam desde festas religiosas ao Carnaval carioca. A briga pela posição foi intensa, prova disso é que a escola empatou na classificação geral com a G.R.E.S São Geraldo, entretanto perdeu no quesito harmonia, usado como critério de desempate. Apesar disso, a agremiação não decepcionou a torcida e trouxe a bateria Pura Pressão com uma empolgação contagiante e, no comando do som, Wesley Mumú e Isis Lobato.

Soraia Paranhos comandou o show da bateria pura pressão- Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

Soraia Paranhos comandou o show da bateria pura pressão- Foto: Mariana Veríssimo / Rádio São João / Divulgação

Destaque infantil 
As crianças também foram os grandes destaques dos desfiles, principalmente os pequenos da Unidos da Lata que levaram para a avenida um pedido para que as crianças a tecnologia um pouco de lado e aproveitem mais a infância.

As crianaças arrancaram inúmeros aplausos do público durante o desfile - Foto: Mariana Veríssi,o / rádio São João / Divulgação

As crianças arrancaram inúmeros aplausos do público durante o desfile – Foto: Mariana Veríssimo / rádio São João / Divulgação

Blocos
Os blocos que agitaram a folia de 2019 também arrasaram em seus desfiles. Levaram às ruas inúmeros foliões, como foi o caso do Unidos do Cambalhota, que levou para o Largo de São Francisco de Assis, famílias inteiras que se esbaldaram ao som da bateria e também divertiram com a presença ilustre da Turma da Mônica são-joanense, que virou fenômeno na internet e até ganhou destaque nos noticiários nacionais. Os personagens, um pouco fora do convencional, conquistaram os corações de adultos e principalmente das crianças que realizaram filas e mais filas para ter um registro ao lado deles. O diretor da escolinha onde todo alvoroço da Turma da Mônica começou, Jonathan Alves, agradeceu a organização do bloco pelo convite e toda população pelo carinho que vêm recebendo.

Jonathan e a turma da mônica são-joanense felizes pelo convite - Foto: Vita Del-Rei / Divulgação

Jonathan e a turma da mônica são-joanense felizes pelo convite – Foto: Vita Del-Rei / Divulgação

LUXO E LIXO 

Luxo é… os desfiles das escolas de samba são-joanense, que apesar de todas as dificuldades que passaram, apresentaram belas alegorias, fantasias, baterias, enredos, mestres-salas e porta-bandeiras, harmonia e sambas-enredos, que empolgou todo o público que estiveram presentes na avenida até às 4h30.

Lixo é… a falta de esportiva, não só em competições, mas em todos os momentos da vida. É preciso entender que as vitórias não são para sempre. E mais respeito com as conquistas do próximo deixando o egoísmo de lado.