? Dia mundial de conscientização do autismo é marcado por evento em São João del-Rei | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Dia mundial de conscientização do autismo é marcado por evento em São João del-Rei

A próxima terça-feira, 2 de abril, é marcada pelo dia mundial de conscientização do autismo. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem por objetivo orientar e explicar melhor para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Pensando na data, um grupo de pais de pessoas com autismo em São João del-Rei, organizam para o dia 6 de abril um evento para a população em geral. Além disso, eles estudam fundar uma associação.

Evento acontece na praça do Coreto na Av. Presidente Tancredo Neves - Foto Gazeta

Evento acontece na praça do Coreto na Av. Presidente Tancredo Neves – Foto Gazeta

De acordo com a advogada e uma das mães que pertencem ao grupo, Leidiane Aparecida Gouvea, a intenção do evento é chamar a atenção dos são-joanenses a respeito do autismo. “Nós pretendemos fazer uma distribuição de folders explicativos sobre os principais sintomas do autismo e o intuito desse encontro é fazer mesmo um trabalho de divulgação. Porque as pessoas precisam nos enxergar, nós nos sentimos invisíveis, e esse encontro é para chamar a atenção de que existem muitos autistas e o número vem aumentando cada vez mais”.

Outro ponto que Leidiane destaca é que o grupo pretende desmistificar o preconceito existente com os autistas, segundo ela é preciso um conhecimento maior da sociedade a respeito do Transtorno. “As pessoas não conhecem e, às vezes, não sabem como conviver com uma criança, adolescente ou adulto que tem autismo. E a gente precisa quebrar esse preconceito pois somente assim, conhecendo, é que as pessoas vão aceitar melhor as diferenças”, destaca.
O primeiro encontro do grupo acontece no próximo sábado, 6, a partir das 10h, na Avenida Presidente Tancredo Neves. “Vamos estar contando com a presença de diversos profissionais que atuam diretamente com autistas. Entre eles, terapeutas ocupacionais, psicólogos e pedagogos”, enfatiza Leidiane.

Associação
O grupo de pais de autistas foi criado através da internet e conta hoje com pessoas de São João del-Rei e também de cidades vizinhas. No intuito de divulgar mais sobre o autismo, uma associação está sendo planejada. “Nós já nos reunimos para acertar os detalhes que precisam ser feitos e agora estamos na fase de montar o estatuto. Acredito que mais um mês toda documentação esteja correta para que a associação seja fundada. A princípio o objetivo maior dela é fazer um trabalho de conscientizar, já que o autismo é muito pouco conhecido e divulgado. O nosso interesse é fazer com que ela cresça e quem sabe no futuro tenhamos uma sede ou até mesmo profissionais atuando junto conosco”, explica a advogada.