? Escolas de samba são atrações do Carnaval de SJDR | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Escolas de samba são atrações do Carnaval de SJDR

Os tradicionais desfiles das escolas de samba de São João del-Rei marcam o Carnaval da cidade. A partir de hoje, 2, a Avenida Presidente Tancredo Neves se torna palco para as belas apresentações de blocos e agremiações que vêm em busca do título de campeã.

A Avenida Tancredo Neves é palco para os desfiles, toda a estrutura já está organizada no local - Foto: Gazeta

A Avenida Tancredo Neves é palco para os desfiles, toda a estrutura já está organizada no local – Foto: Gazeta

O presidente da AESBRA (Associação das Escolas de Samba Blocos e Ranchos), Alan Rios, destaca a importância dos desfiles para o Carnaval da cidade, que no passado foi considerado o terceiro melhor do Brasil. “A importância do carnaval é principalmente pela parte cultural, já que são pouquíssimas cidades de Minas Gerais que mantém essa tradição de fazer desfile de escola de samba e também porque a gente fala que esse é o Carnaval da família” afirma.

Programação
Hoje, a partir das 21h desfila na Avenida a Escola de Samba Mirim Unidos da Lata. Em seguida, desfila o bloco Sem Compromisso. E, marcado para às 23h, acontece o tradicional bloco Os Caveiras. Ao final, ocorre um show com Wesley Mumú.
Amanhã, 3, e segunda-feira, 4, a partir das 21h desfilam as agremiações que competem no Carnaval de São João del-Rei. A apuração dos votos está marcada para a terça-feira, 5, na parte da manhã e a noite o desfile das campeãs. Confira um pouco sobre o que cada escola prepara para este ano.

Mocidade Independente do Bonfim
A Mocidade do Bonfim, vai ser a primeira a se apresentar amanhã, às 21h. Para este ano, o enredo da escola será, Reminiscências: Era uma vez em 1983, que vai relembrar o passado, mais especificadamente, a última vez que foi campeã, justamente em 1983. Ela sai com seis alas e três carros alegóricos.

Irmãos Metralhas
A atual campeã do Carnaval de São João, Irmãos Metralhas, desfilam às 22h20 e vêm para a avenida este ano com o enredo Brasil: O tesouro de suas festas populares. A escola conta com sete alas, mais comissão de frente, bateria e casal de mestre sala e porta bandeira.

São Geraldo
A vice-campeã do ano passado, é a última escola a desfilar amanhã e aborda algo que está um pouco em falta ultimamente. Com o enredo, #Mais amor por favor, ela é composta de seis alas, entre elas a das baianas, três carros alegóricos, comissão de frente, bateria e casal de mestre sala e porta bandeira.

Girassol
A Girassol chega para os desfiles deste ano com a expectativa de conseguir um resultado melhor do que teve ano passado, o enredo que entra na avenida será, De Tupinambarana a Parintins: Um canto ecoa na ilha da encantaria, que aborda as tradições e festividades das cidades que ficam localizadas na Amazônia. A escola também conta com seis alas, três carros e um tripé. Ela vai ser a primeira escola a desfilar na segunda-feira, 4.

Vem me Ver
A terceira colocada do último desfile, vai ser a segunda escola a entrar na Avenida Tancredo Neves na segunda-feira de Carnaval e chega falando sobre os temas que todas as pessoas no mundo têm curiosidade. Com o enredo Enigmas da Humanidade, a escola aborda assuntos inexplicáveis, como vida, morte, de onde viemos, pra onde vamos. A Vem me Ver apresenta ao público seis alas, sendo duas coreografadas e bateria, que contará com 100 ritmistas.

Bate Paus
A última escola a desfilar no Carnaval de 2019, Bate Paus apresenta o enredo, Amém, saravá e axé, Bate Paus é nossa fé, é composta por sete alas e terá um atrativo a mais que é a ultima ala fazendo uma homenagem à Igreja de Senhor Bom Jesus do Monte, pertencente ao bairro e a todos que contribuem para sua reforma.