? Mais 28 blocos desfilam pelos bairros da cidade até a próxima terça-feira, 5 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 18 de Março de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Mais 28 blocos desfilam pelos bairros da cidade até a próxima terça-feira, 5

O tradicional Carnaval são-joanense é marcado pelos blocos de rua, que vêm agitando todos os bairros da cidade. E muito mais folia é esperada para os quatro dias de Carnaval. De hoje, 2, até a próxima terça-feira, 5, são esperados, em São João del-Rei e distritos, quase 30 blocos entre os mais tradicionais e os mais novos.

Bloco Vamos a la Playa sempre concentra inúmeros foliões - Foto: Beni Jr. / Divulgação

Bloco Vamos a la Playa sempre concentra inúmeros foliões – Foto: Beni Jr. / Divulgação

Programação
A proposta do Carnaval 2019 é resgatar a folia do passado.Dessa forma hoje, 2, a partir das 12h o bloco Galo na Praia agita os foliões do bairro São Geraldo. Nesse mesmo horário, a Estação Chagas Dória, no bairro de Matosinhos, promove o bloco Estação Intergaláctica. Já a partir das 13h, tem início a concentração dos blocos Raposão, no Largo do Carmo, e Unidos do Cambalhota, no Largo de São Francisco.

Amanhã, 3, às 11h o Largo de São Francisco e o bairro Araçá, promovem as matinês infantis Leva Noiz e Super Heróis. Às 13h tem início a concentração dos blocos mais tradicionais do domingo de Carnaval: Coração rubro-negro, no Largo do Carmo, e Piranhas, no bairro Águas Férreas. A partir das 16h, a Rua Paulo Freitas, torna palco para o bloco Banda Mole Amigos da Paulo Freitas e às 18h, o bairro Bonfim recebe a concentração do bloco Turma da Chácara.

A segunda-feira de Carnaval, é marcada pelo desfile do tradicional bloco Vamos a La Playa”, que neste ano completa sua 34ª edição e espera receber u número considerável de foliões de acordo com o organizador do bloco, Tutti Fonseca. “Meu objetivo é trazer o povo para às ruas de São João del-Rei, para poderem se divertir em uma festa popular que já é enraizada na nossa história”. O bloco inicia sua concentração às 15h na Avenida Oito de Dezembro. Já às 18h, a famosa Rua da Cachaça realiza o bloco Rancho da Boa Zona”.

A terça-feira, dia 5 de março, é marcada pelo desfile dos blocos: Aqui é galo, que inicia a concentração às 12h no Largo do Rosário; Bloco da Caixinha, no bairro Senhor dos Montes, a partir das 13h; a matinê Sambalelê, no bairro São Geraldo às 14h; o Bloco do Pantanal que faz sua concentração a partir das 15h na Rua Bico de Lacre, Centro Histórico; e às 18h, o bloco Santo e Profano, na Rua da Cachaça.

Segurança e limpeza
Para preservar os monumentos históricos de São João del-Rei, assim como a segurança de prédios e comércios, tapumes vão ser colocados nas fachadas dos prédios. Outra preocupação é evitar que a cidade permaneça suja durante os dias de Carnaval como aconteceu no primeiro fim de semana de pré-Carnaval, em que o Largo da Igreja de São Francisco de Assis permaneceu tomado pela sujeira durante a manhã do sábado dia 16 de fevereiro. De acordo com o Secretário de Cultura da cidade, Marcus Fróis, medidas foram tomadas para que isso não se repita mais na quantidade em que foi vista. “A gente reuniu com as equipes dos setores envolvidos, no dia seguinte em que o problema ficou mais evidente, e decidimos reforçar a questão da limpeza com mais gente, até de outras secretarias que vieram nos ajudar”, afirma. O secretário ainda acrescenta que não houve nenhum problema em relação à dano de patrimônio histórico.