? Acontece 1067 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1067

FESTA DE PASSOS
A tradicional comemoração de Passos, que ocorre em São João del-Rei sempre no terceiro domingo da Quaresma, este ano além de ter sido marcada pela emocionante Procissão do Encontro na noite do dia 31 de março, foi marcada também pela presença de Dom José Eudes Campos do Nascimento. Esta foi a primeira grande celebração em que o sacerdote participou depois de ter sido empossado como o novo bispo diocesano no mês de fevereiro, e fez questão de estar presente em todos os três dias de celebrações.

Dom José Eudes acompanhou as celebrações ao lado de Dom Waldemar e Dom Darci José nICIOLI - Foto: Marcus Luan / Divulgação

Dom José Eudes acompanhou as celebrações ao lado de Dom Waldemar e Dom Darci José nICIOLI – Foto: Marcus Luan / Divulgação

Acompanhando Dom José Eudes, este ano o sermão do calvário foi proferido pelo arcebispo de Diamantina Dom Darci José Nicioli, que fez uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade e a passagem bíblica. O bispo emérito de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo também os acompanharam durante todas as solenidades.

HISTÓRIAS DA SEMANA SANTA
Relembrar histórias e acontecimentos é sempre muito bom. Foi com este intuito que o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, realizou sua segunda edição do projeto “Café com Prosa”. Desta vez o tema não podia ser diferente, Semana Santa, e reuniu em uma noite agradável pessoas ilustres das celebrações católicas são-joanense.

O MAESTRO aBGAR tIRADO, o professor Antônio Gaio e a Orquestra Ribeiro Bastos compartilharam suas experiências de Semana Santa - Foto: Orquestra Ribeiro Bastos / Divulgação

O maestro Abgar  Tirado, o professor Antônio Gaio e a Orquestra Ribeiro Bastos compartilharam suas experiências de Semana Santa – Foto: Orquestra Ribeiro Bastos / Divulgação

Dentre os convidados, o maestro e professor Abgar Campos Tirado, que sempre se faz presente nas celebrações da Catedral do Pilar; e a Orquestra Ribeiro Bastos sob a regência do maestro Rodrigo Sampaio, responsável pelos cânticos da Semana Santa; e a vice-presidente do IHG que fez as honras da casa, Maria Lúcia Monteiro Guimarães. O Café com Prosa reuniu também moradores da Rua Santa Tereza e demais convidados. Aguardamos o tema escolhido para a próxima edição!

Atleta das Gerais
Glenison Gilbert de Carvalho, nome para guardar na memória pois é um atleta de muito talento e que vem conquistando medalhas por onde passa. No fim do mês de março, ele participou de uma corrida de Cross Country na Dinamarca. O destaque veio ainda na seletiva no Brasil, onde conquistou o segundo lugar. Já na Europa, o corredor de São João del-Rei consagrou-se como o quinto melhor atleta de todas as Américas.

Gilbert desfilou pela cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros - Foto: Gazeta

Gilbert desfilou pela cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros – Foto: Gazeta

Na chegada a terra natal, Gilbert foi recepcionado por amigos e por toda população durante uma carreata pelos bairros da cidade no último sábado. E ele não para, agora está se preparando para as seletivas do Panamericano. Ainda vamos ouvir muito o nome desse corredor de São João del-Rei, Minas Gerais. Sucesso!

LUXO E LIXO

Luxo é… as emocionantes celebrações da Semana Santa de São João del-Rei. São momentos para relembrar a Paixão de Cristo, mas também de orações e reflexões sobre nossas atitudes do dia a dia.

Lixo é… a falta de respeito com as religiões, cada um é livre para adorar e acompanhar a religião que lhe faz bem física e psicologicamente. É preciso mais respeito com o próximo.