? Acontece 1068 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1068

Ecos da Semana Santa
A Semana Santa de São João del-Rei tem um lugar especial na alma dos são-joanenses e também daqueles que vêm uma única vez e não conseguem mais ficar sem visitar a cidade nesta época do ano.
As celebrações de 2019 foram ainda mais especiais, pois foram presididas pelo bispo Dom Joseé Eudes Campos do Nascimento- sua primeira Semana Santa depois que assumiu a Diocese em fevereiro.

Dom José celebrou majestosamente o Sermão do Calvário durante o descendimento da Cruz - Foto: Jairo Vieira/ Divulgação

Dom José celebrou majestosamente o Sermão do Calvário durante o descendimento da Cruz – Foto: Jairo Vieira/ Divulgação

 

mANTENDO A TRADIÇÃO, O VEREADOR E PRESIDENTE DA cÂMARA mUNICIPAL, iGOR sANDIM, e o provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Ricardo Camarano FOram UM DOS REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO SÃO-JOANENSE durante A pROCISSÃO DO eNTERRO DO sENHOR PELAS RUAS DO cENTRO hISTÓRICO- Foto: Jairo Vieira/ Divulgação

Mantendo a tradição, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Igor Sandim, e o provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Ricardo Camarano foram dois dos representantes da população são-joanense durante a procissão do enterro do Senhor pelas ruas do Centro Histórico- Foto: Jairo Vieira / Divulgação

 

Semana Santa nas demais paróquias
A Semana Santa é sempre um marco para a Igreja Católica, prova disso, que em São João del-Rei todas as paróquias realizaram suas própria programações e em todas elas milhares de fiéis as acompanharam e se emocionaram.

Entre elas, destaque para a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, onde mesmo com a Igreja fechada para reformas há um ano, os fiéis fizeram questão de acompanhar a celebração do Descendimento da Cruz, realizada ao ar livre durante a belíssima noite de Sexta-Feira Santa.

 

padre Ilton Resende, emocionou os fiéis que compareceram a praça do bairro Senhor dos MOntes para assistirem ao Descendimento da Crus - Foto: jAIRO vIEIRA / Divulgação

padre Ilton Resende, emocionou os fiéis que compareceram a praça do bairro Senhor dos Montes para assistirem ao Descendimento da Crus – Foto: Jairo Vieira / Divulgação

 

Encerrando mais um ciclo
A bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos encerrou no último dia 21 de abril (Domingo de Páscoa) seus compromissos do biênio 2018/2019. Dividida em três ciclos, a temporada havia começado ainda durante a Páscoa do ano passado.
Entre as 212 atividades realizadas em São João del-Rei, 61 somente nos quatro primeiros meses deste ano, a Orquestra esteve presente em cerimônias religiosas tradicionais, como a festa de Nossa Senhora do Carmo e os atos da Semana Santa deste ano realizadas na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Agora, os músicos comandados pelo maestro Rodrigo Sampaio já iniciam os ensaios para a nova temporada de trabalho.

O coro da Orquestra Ribeiro Bastos foi responsável pelos cânticos durante o descendimento da cruz - Foto: Marcos Luan / Catedral do Pilar / Divulgação

O coro da Orquestra Ribeiro Bastos foi responsável pelos cânticos durante o descendimento da cruz – Foto: Marcos Luan / Catedral do Pilar / Divulgação

Vaga garantida
Após três meses e jogando em diversas cidades, contra times reconhecidos no futebol de Minas Gerais, o Esquadrão de Aço são-joanense garantiu no último sábado, 20, sua permanência no Módulo II do Campeonato Mineiro. A vaga tem muito a comemorar, pois rodadas anteriores a partida final, o clube vinha somando derrotas até mesmo em jogos dentro de casa.
Entretanto no último jogo, a equipe comandada pelo técnico Cícero Júnior, mostrou sua garra e venceu de virada por 4 a 3 contra o Nacional de Muriaé. “Hoje a gente completa um ano de muito trabalho desde a preparação da equipe que disputou a terceira divisão. Apesar de todas as dificuldades e a falta de estrutura em comparação com as grandes equipes, mostramos que no Athletic se trabalha com honestidade e dedicação. Aproveito para agradecer a toda diretoria e a torcida de São João del-Rei, por terem confiado em mim”, comemora o técnico.

o Esquadrão de Aço se despede da competição em 7º lugar - Foto: Rádio Muriaé / Divulgação

o Esquadrão de Aço se despede da competição em 7º lugar – Foto: Rádio Muriaé / Divulgação

 

LUXO E LIXO 

Luxo é… comemorar e valorizar, não somente no dia 1º de maio, mas em todos os dias do ano, os trabalhadores que batalham diariamente para garantir o sustento de suas famílias de forma digna.

Lixo é… a desigualdade salarial entre homens e mulheres e as condições precárias de trabalho que, infelizmente, ainda atingem muitos brasileiros.