? Arte barroca inspira exposição sacra no Memorial Dom Lucas | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Arte barroca inspira exposição sacra no Memorial Dom Lucas

A arte vem ganhando cada vez mais destaque em São João del-Rei. E dessa vez, ela está presente no Memorial Dom Lucas Moreira Neves, onde desde o início do mês, promove a exposição, Inspirante – Percepção do barroco mineiro, dos são-joanenses José Maria Mendonça e Rogério Marques Rocha.

As artes sacras são resultados da parceria de mais de 15 anos entre os artistas - Foto: Gazeta

As artes sacras são resultados da parceria de mais de 15 anos entre os artistas – Foto: Gazeta

Os artistas apresentam peças sacras entalhadas em madeira, que de acordo com José Maria, foram inspiradas no estilo barroco presente por toda São João del-Rei e tem boas expectativas para a exposição. “Esperamos levar ao público nossa percepção da arte sacra e, quem sabe, despertar o gosto pelo ofício”, comenta.

PARCERIA DE SUCESSO
José Maria pratica o ofício desde os 14 anos e conta que desenvolveu o gosto pelo talhe, ao observar as fachadas e imagens ricas em movimentos das igrejas de São João, e com isso começou a dominar o ofício, em madeira e na pedra. Tempos depois ganhou a parceria de Rogério Marques Rocha e, juntos, apresentam um currículo extenso com exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e 15 anos de exportações das peças para os Estados Unidos e Canadá.

VISITAÇÕES
A exposição segue aberta para visitação até o dia 5 de maio. O Memorial Dom Lucas está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 52, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Pilar no Centro Histórico. Os horários para visitações são de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.