? Cavalgada da Inconfidência marca o dia de Tiradentes | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cavalgada da Inconfidência marca o dia de Tiradentes

O próximo domingo, 21 de abril, é marcado como a data da morte de Tiradentes, apelido dado a Joaquim José da Silva Xavier, ativista político e um dos líderes da Inconfidência Mineira e que foi morto e esquartejado por sua luta em separar o Brasil dos domínios da coroa portuguesa.

A cerimônias ocorrem na Avenida Presidente Tancredo Neves - Foto: site informe do município / Divulgação

A cerimônias ocorrem na Avenida Presidente Tancredo Neves – Foto: site informe do município / Divulgação

Em comemoração a essa importante data, é realizada há 31 anos a Cavalgada da Inconfidência entre as cidades de Tiradentes e São João del-Rei. Esse ano o evento tem início às 9h com a concentração de amazonas e cavaleiros no parque de exposições de Tiradentes e saída às 10h rumo à Avenida Presidente Tancredo Neves em São João, chegando aproximadamente às 13h.
Segundo o organizador, Baldonedo Napoleão, o objetivo da cavalgada é comemorar o movimento da Inconfidência Mineira. “A nossa região é a terra do Tiradentes e de diversos inconfidentes, temos que celebrar isso”, comenta. Para participar os cavaleiros não precisam pagar inscrição, mas para os interessados, há uma camisa com a logo da cavalgada que é vendida por R$ 10 reais. Ela pode ser adquirida através do número (0**32)99810-0908, falar com Lucas.

Solenidades
Após a chegada da cavalgada em São João del-Rei, vão ser realizadas algumas solenidades já tradicionais da data em frente à estátua de Tiradentes posicionada na Avenida Presidente Tancredo Neves.

Em sua homenagem vão ser feitas diversas atividades, como entoação de música pela banda do Regimento Tiradentes, que irá tocar o hino nacional brasileiro e hastear a bandeira, acendimento da pira da Inconfidência com o fogo simbólico trazido da cidade de Tiradentes em uma tocha e a colocação de uma coroa de flores aos pés da estátua.

Ainda, um orador nomeado pela organização, faz um pronunciamento sobre a Inconfidência Mineira, onde acontece a chamada aos inconfidentes sobre rufos de tambores. Além disso, ocorre o momento cívico com toque de silêncio feito por um soldado do exército e, ao final, o encerramento com agradecimentos e palavra do prefeito municipal, Nivaldo José de Andrade (PSL).
Depois da solenidade os participantes do evento receberão uma ficha de almoço que será servido próximo à rodoviária nova.