? Etapa microrregional do JEMG começa no dia 06 de maio | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Etapa microrregional do JEMG começa no dia 06 de maio

São João del-Rei sedia nas próximas semana a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Muito mais que uma competição, o JEMG é uma iniciativa criada para valorizar a prática de atividades físicas nas escolas como um mecanismo de educação.

O basquete feminino é uma das modalidades que vão ser disputadas na cidade  - Foto: Tiago Ciccarini / Divulgação

O basquete feminino é uma das modalidades que vão ser disputadas na cidade – Foto: Tiago Ciccarini / Divulgação

Para a representante da Secretaria Regional de Ensino de São João, Leila Barros, o JEMG é “uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar”, enfatiza.

O município de São João del-Rei vai receber alunos de escolas das cidades vizinhas de Bom Sucesso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.
As disputas serão realizadas nas quadras do Athletic Club, Sport Center Fernando Magno, Recreativo Esporte Clube e Independente Esporte Clube entre os dias 6 e 12 de maio. Os alunos que obtiverem os melhores resultados serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Modalidades
Nessa etapa microrregional os estudantes-atletas irão participar das modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Na categoria de xadrez serão dois módulos nos naipes feminino e masculino. A segunda etapa do campeonato irá acontecer a nível regional. Serão classificados para essa fase os alunos que forem campeões em cada uma das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez.