? Paróquias da cidade têm programações diferenciadas para a próxima semana | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Paróquias da cidade têm programações diferenciadas para a próxima semana

A Semana Santa é inegavelmente uma das celebrações mais importantes para o calendário são-joanense. Durante toda a próxima semana, as paróquias da cidade realizam suas celebrações.

A Celebração da Semana Santa em Matosnhos conta com uma tradicional programação - Foto: Cristiana Ambrosio / Divulgação

A celebração da Semana Santa em Matosnhos conta com uma tradicional programação – Foto: Cristiana Ambrosio / Divulgação

Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Amanhã, às 8h, acontece a Benção dos Ramos no Inocoop e logo na sequência procissão Litúrgica até o Santuário. As 17h é realizada Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha, e procissão do Senhor do Triunfo até o Santuário. O destaque da segunda-feira fica por conta da procissão do depósito do Senhor dos Passos às 20h e, na terça solene procissão às 19h30, rumo ao Santuário, partindo da Praça Santa Teresinha.

A quarta-feira às 18h acontecem confissões e em seguida Rasoura da Soledade da Maria Santíssima partindo do Santuário. No dia seguinte ocorre às 18h30 no Santuário, Missa Solene da Ceia do Senhor, assim como outras celebrações.

A Sexta-Feira Santa inicia sua programação logo às 6h, no Santuário, com a Via Sacra pública. A tarde acontece de 12h às 14h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento e meia hora após o fim, Solene Ação Litúrgica no Santuário. Porém o momento mais esperado do dia fica para a noite com a Paraliturgia do Calvário, no qual a partir das 20h ocorre no Santuário a tocante cerimônia do Descendimento da Cruz e na sequência a Piedosa Procissão do Enterro do Senhor.

O sábado santo é um dia de luto e de recordar a história de Deus e por isso não ocorre muitas celebrações, apenas Novena da Divina Misericórdia às 19h e Vigília Pascal às 20h, no qual todos os presentes deverão levar suas velas. A Semana Santa termina no domingo de Páscoa, nesse dia, acontecem diversas missas às 8h, 9h30 e 17h, sendo que a última é na igreja de Santa Teresinha, além de procissão do Santíssimo Sacramento às 18h30.

Outras Paróquias
Na Paróquia São João Bosco acontece Santa Missa as 7h, neste Domingo de Ramos. Até sexta-feira serão realizadas diversas outras missas às 19h.

A Paróquia de São Judas Tadeu é outra que contém uma extensa programação para a Semana Santa. Amanhã, as 8h, acontece na gruta do Divino Espírito Santo, Benção e Distribuição dos Ramos e em seguida procissão até a Matriz, onde será realizada uma Santa Missa. De segunda a quarta ocorre Santa Missa às 19h com vias sacras. Na quinta-feira acontece Santa Missa as 19h que retratará a Cerimônia do Lava-pés.

Na Sexta-Feira da Paixão acontece Via-Sacra às 7h na Matriz Paroquial, confissão comunitária as 10h e às 15h Solene Ação Litúrgica. No sábado que antecede o domingo de Páscoa ocorre Solene Vigília Pascal às 20h e no dia marcado pela Ressureição de Cristo, será realizado Santa Missa as 8h, 17h e 19h sendo que a da tarde é na capela de Nossa Senhora das Dores, ao contrario das outras que serão na Matriz.