? Rio das Mortes celebra os 209 anos do batizado da Beata Nhá Chica | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Rio das Mortes celebra os 209 anos do batizado da Beata Nhá Chica

Nascida em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, a Beata Nhá Chica, deixou um legado de fé e caridade. Com o intuito de celebrar os 209 anos em que a Beata foi batizada no distrito, a comunidade, desde a quinta-feira, 25, realiza uma festividade marcada por tríduo e missas, cujo encerramento, será amanhã, 28. A data marca também o 10º aniversário do movimento do Terço dos Homens do Rio das Mortes.

Dia maior da festa em honra à beata será amanhã, 28 - Foto: Adriana Zim / Divulgação

Dia maior da festa em honra à beata será amanhã, 28 – Foto: Adriana Zim / Divulgação

De acordo com o coordenador do Terço dos Homens, Joaquim Teodoro da Silva Filho, amanhã é considerado o Dia Maior das celebrações. “Esse ano nós comemoramos 10 anos do movimento e 8 anos em que realizamos uma caminhada pelas ruas do Rio das Mortes até as ruínas da antiga igreja. Escolhemos essa data justamente por ser a de batismo de Nhá Chica, nossa padroeira, assim fazemos duas comemorações religiosas”.

Programação
Hoje às 19h, acontece o último dia do tríduo em honra a Nhá Chica. Já neste domingo, às 07h tem início a caminhada do Terço dos Homens, onde a concentração será na Igreja Matriz de Santo Antônio, em seguida, seguem rumo à estrada que tem como destino às ruínas da igreja onde Nhá Chica foi batizada. No local será realizada Santa Missa e ao fim dela acontece um almoço beneficente também organizado pelo Terço. “Durante a caminhada nós vamos rezando as virtudes de Nhá Chica em cada totem colocado em sua homenagem. Na última caminhada, conseguimos levar 1.800 pessoas, agora a gente espera cerca de 3mil nos acompanhando neste momento de oração”, finaliza o coordenador.