? Tradições religiosas marcam a Semana Santa de SJDR | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Tradições religiosas marcam a Semana Santa de SJDR

A cidade dos sinos, famosa por sua cultura religiosa, inicia a partir de amanhã, 14, as celebrações da Semana Santa.
O pároco da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela, enfatiza a importância das comemorações dessa época. “A Semana Santa é o ponto alto das celebrações do calendário litúrgico da igreja católica, porque celebramos o mistério pascal, da paixão, morte e ressureição do Nosso Senhor Jesus Cristo, de forma que é ápice de toda as celebrações”.
Segundo uma estimativa da Secretaria de Cultura, aproximadamente 15 mil pessoas participarão das celebrações da Semana Santa no município, entre turistas e a população local.

Descendimento da Cruz é o marco das celebrações - Foto: Marcus Luan / Divulgação

Descendimento da Cruz é o marco das celebrações – Foto: Marcus Luan / Divulgação

Programação
Amanhã, 14, Domingo de Ramos há celebrações de Santas Missas às 6h, 7h30, 18h15 e 19h na Igreja do Pilar; às 9h30 Benção e Procissão dos Ramos partindo da Igreja do Rosário e Missa Solene na Igreja do Pilar; às 18h Procissão do Senhor do Triunfo saindo da Igreja do Pilar. Na segunda e na terça-feira haverá Santa Missa às 7h, 7h30, 18h30 e 19h na Catedral; às 8h30, 15h e 19h confissões na Igreja do Rosário e às 19h30 Via-Sacra Solene na Igreja do Pilar. Na quarta-feira, 17, haverão missas às 7h e às 7h30 na Igreja do Pilar; confissões às 8h30 e às 15h na Igreja do Rosário e às 19h acontece a tradicional celebração do Ofício das Trevas na Igreja do Pilar.

Na quinta-feira Santa, 18, haverá Missa Solene do Crisma e Bênção dos Santos Óleos às 9h30 na Igreja do Pilar; às 14h confissões na Igreja do Rosário; Missa Solene da Ceia do Senhor às 17h na Igreja do Pilar; às 20h30 Lava-pés na Praça Francisco Neves; às 21h30 apresentação da portada da antiga Igreja do Sr. Bom Jesus de Matosinhos no Museu de Arte Sacra e às 23h Procissão das Endoenças saindo da Igreja de São Francisco rumo à capela de Nossa Senhora das Dores. Na sexta-feira Santa, 19, acontece às 8h Matinas e Laudes na Igreja do Pilar; confissões às 8h30 na Igreja do Rosário; Sermão das Sete Palavras às 12h30 e às 15h Solene Ação Litúrgica na Igreja do Pilar, às 20h30 ocorre o sermão do Descendimento da Cruz nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Ao final, ocorre a tradicional Procissão do Enterro do Senhor pelas ruas do Centro Histórico.

No sábado, 20, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, às 8h30, ocorre as Matinas e Laudes; 8h30 confissões na Igreja do Rosário e às 20h30 Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz. No domingo de Páscoa acontecem as Santas Missas às 7h30, 18h e 19h e Solene Missa Pontifical às 9h30 na Igreja do Pilar; sairá às 16h a Procissão do Santíssimo Sacramento da Igreja do Pilar e para finalizar às 20h Solene Coroação de Nossa Senhora também na Igreja do Pilar.