? 107 ANOS DE RESENDE COSTA EM MOSTRA DE ARTESANATO E CULTURA | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

107 ANOS DE RESENDE COSTA EM MOSTRA DE ARTESANATO E CULTURA

No primeiro fim de semana de junho, Resende Costa comemora 107 anos. Para festejar o aniversário, a cidade realiza a sétima edição da Mostra de Artesanato e Cultura, que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho. O município tem merecida fama pelos trabalhos artesanais produzidos por seus moradores e o evento agrega ainda mais valor às peças confeccionadas artesanalmente.

Evento busca dar mais visibilidade ao artesanato local  - Foto: arquivo prefeitura de resende costa / divulgação

Evento busca dar mais visibilidade ao artesanato local – Foto: arquivo prefeitura de Resende Costa / Divulgação

“A Mostra de Artesanato e Cultura chega a sua sétima edição se consolidando como uma das principais festividades do nosso calendário cultural em Resende Costa. Ela é uma oportunidade de darmos mais visibilidade para o nosso produto local, que é o artesanato têxtil, principalmente, mas hoje temos outras variedades também. Além de ser uma oportunidade de projetar ainda mais os nossos patrimônios culturais de uma forma geral”, comenta o Exmo. Secretário de Cultura de Resende Costa, Sr. Fernando Chaves.

PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 31, das 10h às 18h, acontecem exposições de antiguidades, da cadeia produtiva do artesanato e da literatura local. No mesmo horário será feita a exibição de uma mostrinha de cinema e fotografia. Das 14h às 18h, a exposição de tapetes reais com grupos de artesãs e de cerâmicas do artista plástico Gustavo Mendonça. A abertura oficial da Mostra será às 20h. Para fechar a noite, show com Mitts, às 22h. À meia noite, show com Décio Caetano Blues Band.

No sábado, 1, às 8h, será feita a caminhada Passos de José. De 10h às 18h, exposições de antiguidades e, no mesmo horário, a exibição da mostrinha de cinema e fotografias. De 14h às 18h, os trabalhos nas oficinas. Às 15h, Fátima Albuquerque irá divertir a criançada com a contação de histórias. Às 16h, apresentação teatral “O Circo da Alegria”. Às 20h serão entregues as medalhas “José de Resende Costa”. O resto da noite será embalado ao som de Bon Jovi Cover, com início às 20h; Geração Nômade (22h) e para finalizar OlldKids (00h).

No domingo, 2, dia do aniversário da cidade, a programação conta com a largada da quinta meia maratona da Mostra de Artesanato, às 8h, e com a cerimônia do hasteamento das bandeiras na Prefeitura Municipal. Das 9h às 11h será realizado o oitavo encontro de bandas de música de Resende Costa. As apresentações acontecem no centro da cidade. De 13h às 16h o encontro de bandas acontece na Avenida Alfredo Penido. Já às 17h, show com Mariana e banda. Às 19h será celebrada Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França e no mesmo horário, um Culto na Igreja Assembleia de Deus, também em Ação de Graças pelo aniversário do município.