? 4ª EDIÇÃO DO CAFÉ COM PROSA HOMENAGEIA BÁRBARA HELIODORA | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

4ª EDIÇÃO DO CAFÉ COM PROSA HOMENAGEIA BÁRBARA HELIODORA

Descobrir um pouco mais sobre as histórias de São João del-Rei é o objetivo do “Café com Prosa”, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico, onde todos os meses historiadores, professores e apreciadores da cultura local se reúnem para trocarem ideias sobre um determinado tema. E na próxima semana, acontece a edição do mês de maio, homenageando Bárbara Heliodora.

Os encontros acontecem na última semana de cada mês - Foto: Assessoria IHG / Divulgação

Os encontros acontecem na última semana de cada mês – Foto: Assessoria IHG / Divulgação

Com o tema: “Bárbara Heliodora: A vida e a luta das bárbaras são-joanenses”, o evento recorda os 200 anos do falecimento da mulher tão importante na história do Brasil e, aproveita a oportunidade para homenagear as diversas “Bárbaras” existentes atualmente, aquelas que precisam lutar diariamente por seus direitos e interesses.

O Café com Prosa acontece na quinta-feira, 30 de maio, a partir das 18h30. Dessa vez em um lugar diferente do habitual, conforme explica a coordenadora e vice-presidente do IHG, Maria Lúcia Monteiro Guimarães. “Queremos que as pessoas conheçam os espaços físicos que Bárbara Heliodora morou e casou, para poderem criar um apego emocional com os moradores e patrimônios históricos da cidade, dessa forma ele acontece nos jardins da antiga casa da heroína”.

A casa fica localizada no Centro Histórico de São João del-Rei, na Praça Frei Orlando número 90. Quanto a presença do público, Maria Lúcia tem boas expectativas. “Esperamos um grande número de participantes e que eles possam conhecer um pouco mais sobre Bárbara Heliodora, e sobre a nossa cidade que tanto amamos”, finaliza. A próxima edição do Café com Prosa acontece na última quinta-feira do mês de junho.