? Banco de leite materno da Santa Casa de São João del-Rei precisa de doadoras | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Banco de leite materno da Santa Casa de São João del-Rei precisa de doadoras

O próximo dia 19 de maio é o Dia Nacional de Doação do Leite Humano. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância que esse alimento tem para os recém-nascidos e incentivar a doação para os bancos de leite. A Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei, por exemplo, possui uma UTI Neonatal e um banco de leite que atende toda a região do Campo das Vertentes, entretanto passa por dificuldades para conseguir suprir a alimentação dos bebês.

A quantidade é insuficiente para manter a alimentação dos recém-nascidos - Foto: saude.pe.gov.br / Divulgação

A quantidade é insuficiente para manter a alimentação dos recém-nascidos – Foto: saude.pe.gov.br / Divulgação

De acordo com a enfermeira coordenadora da UTIn, Marcela Santos, eles trabalham com a capacidade máxima de internados e o estoque de leite materno está quase esgotando. “Hoje tem apenas quatro mulheres cadastradas e dez bebezinhos internatos na UTIn e a gente está recebendo muitas pessoas de fora da cidade em que a criança fica internada muito tempo sem a mãe. Não estamos conseguindo suprir a necessidade deles porque não tem leite suficiente e o número de doadoras só está diminuindo”.

Doações
Para doar, a mulher precisa ir uma única vez à Santa Casa e se dirigir ao Posto de Coleta de Leite Humano portando o Cartão da Gestante, exames realizados recentemente e o pré-natal. No setor é feito um cadastro e, em seguida, são dadas todas as instruções à doadora para que possa retirar o leite no conforto de casa, com kit, também cedido gratuitamente. “Acredito que a queda no número de doadoras é por causa da falta de informações, muitas pessoas não sabem que a Santa Casa tem um posto de coleta. E para doar, a mulher precisa vir aqui na primeira vez porque a gente passa todas as orientações e explicamos quais exames específicos ela deve apresentar e estes devem ter sido feitos nos últimos seis meses. Depois do cadastro, o leite pode ser retirado em casa e a gente se responsabiliza de ir buscar”, explica a enfermeira.

Frio
Com a chegada do inverno a UTI Neonatal passa por outra grande dificuldade, agasalhar os recém-nascidos, que na maioria das vezes às famílias não têm condições de levarem as roupinhas. “A gente recebe doações de mantas, cobertores, luvinhas e sapatinhos de algodão. A gente precisa muito também de fraldas de tamanhos pequenos e pomadas”.
As doações podem ser feitas pessoalmente na Santa Casa. Para maiores informações o telefone de contato é (0**32) 3379-2000 e pedir para ser transferido para a UTI Neonatal.