? FESTA ITALIANA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA EM SJDR | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

FESTA ITALIANA ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA EM SJDR

Uma das maneiras mais tradicionais de um povo preservar sua cultura é por meio da gastronomia e por isso os descendentes de italianos de São João del-Rei, membros do projeto Colônia Viva, realizam no próximo fim de semana a “Festa Italiana- um pedacinho da Itália em Minas Gerais”. A festa acontece na Colônia do Giarola, nos dias 1 e 2 de junho.

Evento promove enfoque para a gastronomia ítalo-mineira em festival com duração de dois dias - Foto: André frade / Divulgação

Evento promove enfoque para a gastronomia ítalo-mineira em festival com duração de dois dias – Foto: André Frade / Divulgação

Os organizadores da festa apresentam para o público pratos sofisticados à base de ingredientes típicos da cozinha italiana, valorizando também as tradições mineiras. Além do enfoque na gastronomia, a cultura geral será apresentada aos simpatizantes, como uma forma de valorizar as práticas das famílias que se instalaram em terras são-joanenses, há 130 anos.
Com a produção dessa festa busca-se aumentar o contato da população com as práticas desenvolvidas no Colônia Viva, fazendo com que mais pessoas se interessem em aprender um pouco mais sobre os trabalhos praticados pelas famílias. “Essa é a primeira festa que estamos fazendo, pretendemos destacar a cultura ítalo-mineira. Estamos promovendo dois dias de evento com danças, comidas e mesas redondas para que a gente possa mostrar para a sociedade a importância das tradições italianas para a cultura e para a economia”, comenta o presidente da Associação Colônia Viva, Jean Taroco.

PROGRAMAÇÃO
No sábado, 1, às 16h30, será celebrada uma Missa pelo Padre Antônio Claret, com a participação da Comunidade Giarola, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, localizada no bairro. Às 18h15 início apresentações de danças típicas italianas, pelo grupo de danças folclóricas Tarantolato de Juiz de Fora. Às 20h, abertura com apresentação do evento aos associados e apoiadores do Colônia Viva. Às 21h exibição do filme italiano La felicita èun sistema complesso, com legendas em português.

No domingo, 2, às 9h30, mesa redonda e debates históricos. Às 12h acontece a abertura do almoço ítalo-mineiro. Às 14h30 apresentação da banda municipal de São João del-Rei. Às 15h40 apresentação solene do representante do Consulado italiano, radicado no Campo das Vertentes. Às18h mais um filme de produção italiana será exibido, intitulado Gente di Roma. Durante todo o evento pratos típicos serão comercializados. Todo o evento acontece na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na Colônia do Giarola.