? Museu Regional promove acessibilidade de bens culturais | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Museu Regional promove acessibilidade de bens culturais

A partir da próxima segunda-feira tem início as comemorações da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. O tema desse ano é O futuro das tradições com a participação de aproximadamente 1,1 mil instituições de cultura do país, que irão desenvolver atividades especiais, e uma delasa é o Museu Regional de São João del-Rei.

Lançamento do livro acontece na sede do Museu Regional Foto João Vitor Militani Divulgação

Lançamento do livro acontece na sede do Museu Regional Foto: João Vitor Militani/ Divulgação

Os museus trabalham com uma grande divulgação para a semana, com o intuito de atrair mais visitantes, fazendo com que pessoas que não conhecem suas atrações possam se interessar por elas. “O objetivo do museu é promover eventos e ações educativas que contribuam com a comunidade local na divulgação do conhecimento, na valorização da nossa diversidade e na ampliação da acessibilidade a bens culturais materiais e imateriais”, conta a técnica em assuntos educacionais do Museu Regional de São João del-Rei, Ana Maria Oliveira.

Programação
Na segunda-feira, 13, às 7h acontece uma expedição na Serra do Lenheiro para analisar as pinturas rupestres existentes no local. Na terça-feira, às 7h será feita a apresentação do livro publicado pelo Museu Regional de São João del-Rei intitulado Tem indígena aqui? na Escola Estadual Evandro Ávila.

Dia 15, às 19h 30, será feito o lançamento do mesmo livro no Museu Regional; na quinta-feira, às 19h, o museu participa do Seminário Internacional Casa Aberta/UFSJ para falar sobre o livro. Na sexta-feira, último dia da programação, o livro será apresentado na Escola Estadual Lago Pimentel às 10h.

Livro
O livro Tem indígena aqui? surgiu a partir de pesquisas para uma exposição na Primavera de Museus em 2015. “O objetivo é contribuir para a divulgação da cultura indígena, seu modo de ver o mundo, suas tradições e com isso valorizar a diversidade cultural do país. É um material simples, principalmente direcionado ao público escolar, mas também a todos que se interessem pelo tema”, explica Ana Maria.