? Placas do rotativo Área Azul são implantadas em sjdr | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Placas do rotativo Área Azul são implantadas em sjdr

No início do mês de maio, novas placas do estacionamento rotativo Área Azul foram instaladas na região do Centro Histórico em São João del-Rei. Os novos locais já estavam previstos no contrato inicial da empresa com a Prefeitura Municipal, entretanto apresentavam irregularidades no IPHAN e também no Concelho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.

As ruas já estavam previstas no início da implantação em 2017 - Foto: Gazeta

As ruas já estavam previstas no início da implantação em 2017 – Foto: Gazeta

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Transporte, Aracélio Santos, os impasses se referiam a falta de autorização do patrimônio. “Algumas ruas que não eram do rotativo já estavam licitadas, mas elas não poderiam fazer parte na época da implantação porque não haviam sido apresentadas ao conselho do patrimônio o projeto de colocação das placas no padrão do que é permitido. Agora o projeto foi autorizado e as ruas já foram sinalizadas”.

Os novos locais são: a Praça Carlos Gomes, Rua do Carmo, Rua Getúlio Vargas, Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Rua Eduardo Magalhães. “É importante deixar claro que o rotativo não foi implantado por meio de decreto. Estas ruas já estavam licitadas e constadas no edital, somente agora que o IPHAN autorizou a colocação das placas”, frisa Santos.

Correções
A responsabilidade de colocação das novas placas é da empresa Central Park, entretanto, o diretor operacional do Departamento Municipal de Trânsito, Lourivaldo Alves, explica que esta implantação está ocorrendo de maneira equivocada. “Já notifiquei a empresa de que a sinalização do rotativo está incorreta e eles devem arrumá-las, porque vem causando muita confusão. Por exemplo, tem placa de sinalização normal de ‘proibido estacionar- término’ e embaixo eles colocaram a placa do rotativo. Mas o motivo da confusão é porque elas não estão identificadas se é início ou término e a gente não sabe se pode ou não pode estacionar naquele local. A placa pode ser colocada junto com a do departamento, sem problemas, mas eles devem identificar a deles”.

Cadastro
Os moradores do Centro Histórico que deixam seus veículos estacionados nas ruas durante todo o dia, podem realizar um cadastro no Departamento de Trânsito e ficar isentos da taxa do rotativo. “Na área que é tombada pelo patrimônio, tem muitas casas que não tem garagem e os moradores solicitaram na Prefeitura para que os veículos possam ficar na rua. O prefeito Nivaldo fez um decreto para que o morador tenha um cartão de estacionamento. Ou seja, o morador pode ir na diretoria administrativa de trânsito e solicitar seu cadastro”, explica o presidente do Conselho Municipal de Transporte, Aracélio Santos. O Departamento de Trânsito está localizado no segundo andar da Rodoviária Prefeito Octávio de Almeida Neves.