? Acontece 1071 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1071

O adeus a Roberto da Bertina
O mês de maio lamentavelmente termina com notícias tristes. No dia 24, faleceu Sr. Sebastião Roberto de Carvalho, respeitável vereador Roberto do Rio das Mortes. Edil que tanto lutou para o bem de São João del-Rei e principalmente para sua terra natal, o distrito do Rio das Mortes, que também é berço da Beata Nhá Chica. Religioso, aos 59 o vereador foi morar ao lado de Deus.
Roberto, que foi quinto vereador mais votado nas eleições de 2016, estava cumprindo majestosamente seu primeiro mandato, quando, algumas semanas antes de falecer, afastou-se do cargo para se dedicar inteiramente aos cuidados com a saúde debilitada. A triste notícia abateu fortemente os entes queridos, amigos e conhecidos e, ao longo do dia, não faltaram homenagens ao homem do povo. O Jornal Gazeta expressa os mais sinceros sentimentos a toda família.

Roberto cumpria seu primeiro mandato como vereador - Foto: Roberto do Rio das Mortes Vereador / Divulgação

Roberto cumpria seu primeiro mandato como vereador – Foto: Roberto do Rio das Mortes Vereador / Divulgação

Nova missão
Na última semana a Diocese de São João del-Rei e os fiéis que acompanham a vida sacerdotal do Padre Dirceu de Oliveira Medeiros, receberam, com alegria, a notícia de que o vigário, a partir de agora, passa a integrar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), maior órgão da Igreja Católica no país.

Padre Dirceu assume o novo cargo em Brasília - Foto: CNBB / Divulgação

Padre Dirceu assume o novo cargo em Brasília – Foto: CNBB / Divulgação

Padre Dirceu permaneceu durante 15 anos a frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Prados-MG. Atualmente assumia o cargo de Vigário Geral da Diocese, após ter permanecido à frente da mesma por substituir o saudoso Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart, em razão de falecimento, em janeiro de 2018.

Para orgulho de nossa região e de toda a comunidade católica, Padre Dirceu recebeu merecidamente o Cargo de Subsecretário Adjunto Geral, função que acompanha os trabalhos referentes à sede da CNBB e também da Secretaria Geral.

Em mensagem encaminhada aos fiéis da Diocese, o pároco, ainda surpreso com a nomeação, agradece a todos que confiaram em seu sacerdócio durante todos esses anos e deposita boas expectativas para o novo cargo assumido. “Com ‘temor e tremor’, porém confiante na Graça de Deus, aceitei o desafio. Isso implica em ter que deixar a querida Paróquia de Prados, onde servi por quinze anos. Levarei todos no coração. Uno-me aos meus familiares que sempre estão comigo e são meu apoio. Agradeço as palavras de encorajamento e apoio de meu bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento e a confiança depositada em mim por Dom Walmor. Procurarei dar o melhor de mim nessa tarefa. Peço que entendam minha decisão e orem por mim”.

Flores para Helena
Um jardim encantado para comemorar o aniversário da flor mais linda de todas. Foi com esse tema que Rodrigo Sampaio e Valdirene Silveira, preparam cada minucioso detalhe para comemorar o primeiro aninho da filhinha Helena Silveira Sampaio. A data oficial do aniversário da pequena é 28 de maio, mas a festa foi antecipada para o dia 26. O local da recepção não poderia ser nada menos que a sede da Sociedade Sinfônica, da qual Rodrigo é presidente. Rodrigo é maestro da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos e a música envolve toda família desde muito antes de Helena nascer.

Família reunida para o primeiro aninho da Helena - Foto: jONAS mOREIRA / fLASH fOTO Digital Stuúdio

Família reunida para o primeiro aninho da Helena – Foto: Jonas Moreira / Flash Foto Digital Stúdio  / Divulgação 

Os avós maternos, padrinho, madrinhas, tios, primos e demais familiares e amigos queridos de Valdirene e Rodrigo, que sempre estiveram presentes desde o nascimento da princesinha, fizeram questão de se reunirem para cantar parabéns e festejar junto com os pais o primeiro ano de Helena. E lá do céu, certamente os avós paternos também fizeram muita festa para a netinha. Maestro Rodrigo Sampaio, papai coruja, agradeceu a Deus pelo primeiro aninho da filha. “A pequena Helena representou a mais bela e pura flor desse jardim. Gratidão a Deus pela vida, saúde e vitalidade da filha que veio completar a alegria da família Silveira Sampaio”.

Desembargador Rogério Medeiros: a caminho das letras, em prol da justiça social
O Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, além do exercício jurisdicional no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, dedica seu tempo à docência e à pesquisa de alto padrão. Vice-presidente, Corregedor e presidente eleito do TRE-MG, o honrado filho da “terra em que os sinos falam” é coautor da obra “Ativismo judicial e processo: novas perspectivas da prestação da justiça”, lançada nesta semana em Belo Horizonte e organizada pelos magistrados Ronaldo Souza Borges (TJMG) e Vitor Luís de Almeida (TJMG). Nas palavras de Vivianne de Melo, pesquisadora e analista judiciário do TRE-MG “Des. Rogério Medeiros, além de jurista e professor Doutor de reconhecimento internacional, é um autor que contribui de forma diferencial com a comunidade científica e faz aumentar a extensa lista de admiradores. No recente trabalho, o Desembargador guia-se pela preocupação com os excessos do ativismo judicial próprio do Neoconstitucionalismo. Com a sabedoria de mentes brilhantes que transitam pela cultura e pelas necessidades humanas, Medeiros propõe um caminho jurisdicional de equilíbrio, para salvaguardar a segurança jurídica e a preservação da justiça social”.

Des. Rogério Medeiros, conferencista em Buenos Aires. Foto defronte ao Congresso argentino. - Foto: Arquivo Pessoal / maio de 2019 / Divulgação

Des. Rogério Medeiros, conferencista em Buenos Aires. Foto defronte ao Congresso argentino. – Foto: Arquivo Pessoal / maio de 2019 / Divulgação

LUXO E LIXO

Luxo é… O amor entre os companheiros de um relacionamento, o cuidado e o carinho reciprocamente trocados. A amizade e a confiança depositadas no próximo, diariamente, sabendo que a pessoa amada está disponível nos momentos de alegria e tristeza.

Lixo é… Os maus tratos de certos homens para com as mulheres, o feminicídio e os crimes ocorridos no silêncio do domicílio… As mulheres não são inferiores aos homens para justificar as crueldade e humilhações constantemente sofridas, pela condição de serem mulheres. Basta!!! As MULHERES merecem respeito!