? Acontece 1072 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 1072

TEXTURAS DO VAZIO EM PSICANÁLISE
Texturas do vazio em psicanálise é a mais nova obra coletiva lançada por uma plêiade de psicanalistas seguidores de Freud e Lacan. Organizada por Rodrigo Mendes Ferreira e Gustavo Rodrigues Borges, 29 autores, dentre os quais, as psicanalistas são-joanenses, Regina Beatriz Silva Simões e Marina S. Simões, participaram da bela tecitura do livro, lançado no dia 15 de junho passado, em Salão da Belo Horizonte.

Marina S. Simões e Regina Beatriz Simões, mãe e filha, imersas na Psicanálise - Foto: dIVULGAÇÃO

Marina S. Simões e Regina Beatriz Simões, mãe e filha, imersas na Psicanálise – Foto: Divulgação

O título da obra originou-se do enunciado de cinco palavras: “desamparo, desnorteamento, caos, singularidade e vazio”, ensejadoras do desejo da escrita e provocadoras da escuta integrativa do leitor.

Além da produção de alto nível, destaca-se o belíssimo encontro das autoras, Regina e Marina. Regina Beatriz, psicanalista e escritora de destaque, constrói um edificante trabalho ao logo de décadas. Já Marina, filha de Regina, é uma jovem afortunada por seguir a carreira da mãe e enveredar-se na teoria e prática da Psicanálise.
A experiente Regina ilustra o texto com a vida de Otto Frank, pai da judia Anne Frank, cujo diário é um símbolo histórico das agruras sofridas pelo povo judeu. Otto Frank foi um sobrevivente do Holocausto e a obra da autora trabalha enfaticamente o luto e o desejo pelo viés da Psicanálise.

Já a virtuosa Marina apresenta o texto “O desamparo dos pais diante do diagnóstico de autismo” , com abordagem aos sentimentos de angústia, preocupação e desassossego que passam a nortear a vida do casal. No relevante trabalho a autora enfatiza a proposta de tratamento psicanalítico no contexto familiar.

RECONHECIMENTO
Receber a mais alta honraria de um município em virtude dos trabalhos prestados é o maior incentivo que o ser humano pode ter e, é a certeza de que todos os esforços são inteiramente dedicados em prol da sociedade. No último dia do mês de maio o eterno são-joanense e juiz-forano de coração, Marco Antônio Guimarães de Almeida, foi agraciado com o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”. A comenda faz parte dos festejos de aniversário de Juiz de Fora e tem por objetivo homenagear as personalidades e entidades da cidade.

Marco antonio guimaraes de almeida recebeu a comenda em prol dos serviços a frente do hospital em juiz de fora - Foto: aRQUIVO pESSOAL /Divulgação

Marco Antônio Guimarães de almeida recebeu a comenda em prol dos serviços a frente do hospital em juiz de fora – Foto: Arquivo pessoal /Divulgação

Graduado em Administração e em Direito, Marco Antônio é Diretor-Presidente do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus desde fevereiro deste ano. A saúde permeia a vida do são-joanense: é especializado em Governança Clínica, Segurança e Assistência Hospitalar e em Gestão em Serviço de Saúde. Desde 2010 já trabalhava na Gerência do Therezinha de Jesus. Na família, Marco Antônio é irmão dos são-joanenses Dr. Edgard Luiz Guimarães de Almeida, médico no Hospital N. Sra. das Mercês e do Dr. Antônio Carlos Guimarães de Almeida, professor do curso de Biotecnologia e chefe do laboratório de pesquisas da UFSJ. O Jornal Gazeta de São João del-Rei parabeniza Dr. Marco Antônio pelo merecido reconhecimento público e que continue colhendo bons frutos em sua brilhante carreira.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL EM FESTA
Dia 18 de junho será gravado nos anais da história institucional do Judiciário mineiro. O são-joanense e Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima tomou posse como Presidente do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. A belíssima cerimônia ocorreu em Belo Horizonte, oportunidade em que o Presidente Desembargador Pedro Bernardes, emocionado, deixou a Presidência da Casa e confiou a missão ao brilhante empossado. Na solenidade, Des. Rogério Medeiros foi aclamado de pé por uma plateia composta pela Corte Eleitoral mineira, por ex-Presidentes e por servidores do TRE-MG, por diversas autoridades e membros do Três Poderes, até mesmo provenientes de outros Estados, por integrantes da imprensa, por amigos e familiares.

Em seu memorável discurso de posse o sensível beletrista agradeceu, de forma direcionada, a presença de várias autoridades e amigos. Tantas foram as pessoas referenciadas, que a Coluna Acontece destaca o pediatra Dr. Roberto Veloso, médico que tutelou a saúde e o desenvolvimento do empossado, nos tempos de infância na vetusta São João del-Rei. E o Presidente da OAB-MG, Dr. Raimundo Cândido Júnior, que em discurso dirigido ao novo Presidente do TRE-MG enfatizou a importância da Advocacia como função essencial à Administração da Justiça, sem a qual instituições democráticas não subsistem.

Dr. Roberto Veloso, Isabel e marcelo carvalho prestigiaram a posse de Rogério medeiros- Foto: João Henrique Castro / Divulgação

Dr. Roberto Veloso, Isabel e Marcelo carvalho prestigiaram a posse de Rogério medeiros- Foto: João Henrique Castro / Divulgação

O novel Presidente também foi merecidamente homenageado por discursos proferidos pelos mais renomados juristas. Singrando os mares da filosofia, do direito e da poesia, a travessia foi destacada como insígnia da nova missão assumida por Des. Rogério Medeiros, profissional eleito para honrar com os firmes propósitos institucionais do TRE-MG, na manutenção do Estado Democrático de Direito.

O presidente da OAB-MG Dr. Raimundo Cândido Júnior e a Conselheira Estadual da OAB-MG Juliane Menezes Machado, também prestigiaram a posse - Foto: João Henrique Castro / Divulgação

O presidente da OAB-MG Dr. Raimundo Cândido Júnior e a Conselheira Estadual da OAB-MG Juliane Menezes Machado, também prestigiaram a posse – Foto: João Henrique Castro / Divulgação

LUXO E LIXO

Luxo é… a pintura da fachada da Prefeitura Municipal de São João del-Rei.

Lixo é… o mau comportamento de quem vai aos cinemas e larga restos de comida e bebida nos bancos.