? Canta Del-Rei comemora 10 anos e homenageia Dolores Duran | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Canta Del-Rei comemora 10 anos e homenageia Dolores Duran

As comemorações dos 10 anos do Canta Del-Rei, tradicional festival de corais de São João del-Rei, acontecem neste final de semana. Em 2019 o evento homenageia a cantora e compositora Dolores Duran e conta com apresentações de 35 corais e cerca de 900 cantores. A homenagem é mais que merecida, à cantora de vida curta, porém intensa e marcada pela composição de clássicos da música popular brasileira, a exemplo da belíssima “A noite do meu bem”.

Segundo o produtor cultural do Canta Del-Rei, Maestro Paulo Miranda, o intuito do festival é promover relevante intercâmbio musical e a edição desse ano conta com 30 corais visitantes. “O festival procura trazer para São João del-Rei corais do Brasil inteiro, para que eles possam trocar experiência entre eles a nível de repertório e performance musical e também para fortalecer o turismo e o comércio na nossa região”.

Paulo Miranda também explica que dessa vez todos os corais serão honrados com um troféu de participação, especialmente confeccionado pelos recuperandos da APAC: “Não é uma competição, é uma apresentação!”.

Programação
As apresentações de hoje, 8, acontecem em dois turnos. A partir das 15h, na Igreja de São Gonçalo Garcia, com apresentações de corais dos Estados de Minas Gerias, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. À noite, as apresentações se concentram no Teatro Municipal, em dois horários: 18h30 e 20h30. A entrada é gratuita.

O último dia do Canta del-Rei acontece neste domingo, 9, marcado por um “Grande Coral” integrativo. As atividades iniciam a partir das 9h15, com uma missa na igreja São Francisco de Assis e a participação do Coral e Orquestra Ribeiro Bastos. Às 10h, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, acontece outra missa com a presença do Coral e Orquestra Lira Sanjoanense. Ao final da celebração a escadaria da Igreja das Mercês se torna palco para o Grande Coral Canta Del Rei 10, a partir das 10h30, com a presença de todos os corais participantes e dos alunos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier.